Coimbra

Coimbra atribui 21 mil euros de apoios financeiros pontuais a cinco associações culturais do concelho 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-08-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, cinco propostas de atribuição de apoios financeiros pontuais a associações culturais do concelho, no valor global de 21.642,50 euros. Os apoios vão ser concedidos à associação Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova de Cernache, à associação cultural Ritornello, à associação Pautas e Reflexos, à Mus.Mus.Cbr – Associação Cultural Museu da Música de Coimbra e à FAN-Farra Académica de Coimbra  – Tuna Universitária. Recorde-se que as candidaturas ao apoio financeiro municipal à atividade pontual para 2022 estão a decorrer desde janeiro e terminam já no próximo mês de setembro.

PUBLICIDADE

publicidade

As propostas preveem a atribuição de apoios financeiros pontuais às cinco coletividades no âmbito do novo Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, que entrou em vigor em dezembro de 2019 e define critérios de rigor, transparência e isenção para a atribuição de apoios aos agentes culturais do concelho, com o objetivo de reconhecer o trabalho produzido pelo tecido associativo do município no domínio da Cultura. As candidaturas para 2022 ao apoio financeiro municipal à atividade pontual, previstas no regulamento, estão abertas até ao final do mês de setembro.

PUBLICIDADE

A associação Grupo Folclórico Os Camponeses de Vila Nova de Cernache vai receber um apoio financeiro de 3500 euros para fazer face às despesas inerentes à organização da Feira das Cebolas. A autarquia vai também apoiar logisticamente num valor que se estima em 472,50 euros e através da isenção de pagamento de taxas, no valor de 4360 euros, o que perfaz um apoio global de 8332,50 euros.

Já a associação cultural Ritornello apresentou candidatura e vai receber um apoio financeiro de 5000 euros, para a realização da Ópera Cómica “Il Cavalier Bertone” de G. Cocchi – Récita em Tempos Modernos, que vai decorrer no 18 de setembro, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Por sua vez, a associação Pautas e Reflexos vai receber um apoio financeiro municipal à atividade pontual no montante de 4000 euros. O valor vai permitir dotar a entidade das condições inerentes ao registo fonográfico e edição da obra “Memória da Viagem”, de Luís Figueiredo, em formato digital e em suporte físico (CD).

A Mus.Mus.Cbr – Associação Cultural Museu da Música de Coimbra solicitou um apoio financeiro de 3250 euros para apoio à realização do II Festival do Guitarrinho de Coimbra, a decorrer nos dias 08 e 09 de outubro, no Colégio da Graça. O apoio da autarquia vai também ser disponibilizado sobre a forma de ofertas protocolares e material de divulgação do município, assim como através da isenção do pagamento de taxas municipais no valor de 60 euros. 

Por fim, a FAN-Farra Académica de Coimbra – Tuna Universitária vai receber um apoio financeiro de 1000 euros, o que vai permitir dotar a entidade das condições inerentes à realização do VI Trovador Festival Internacional de Tunas, nos dias 16 e 17 de dezembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE