Coimbra

Coimbra apoia IPN para reforçar a atividade da incubadora

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 12-08-2021

O executivo Municipal de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta de apoio financeiro municipal à incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN), no valor de 85 mil euros, que será formalizado através da assinatura de um protocolo de colaboração entre as duas entidades. A verba destina-se a fortalecer a atividade da incubadora, permitindo-lhe dar “um salto qualitativo”, nomeadamente através do reforço do apoio à equipa que auxilia as empresas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A CM Coimbra vai deliberar uma proposta de apoio financeiro à IPN Incubadora no valor de 85 mil euros. Um apoio solicitado pelo IPN com o objetivo de, lê-se na informação técnica dos serviços municipais, possibilitar “dar um salto qualitativo na sua atividade”, permitindo reforçar o apoio dado à equipa que auxilia as empresas e viabilizar a valorização salarial dos técnicos altamente qualificados afetos aos diversos projetos da incubadora. O IPN argumenta, ainda, que a viabilização do apoio financeiro será essencial para garantir, numa conjuntura que se prevê favorável, a atração de empresas estrangeiras e uma nova dinâmica que será possível com o novo edifício para empresas da área espacial.

O IPN terá, como contrapartida, que assegurar a gestão e exploração das infraestruturas e equipamentos da IPN Incubadora (incluindo a elaboração e concretização de novos projetos de investimento); a prestação de apoio técnico a empreendedores no domínio da incubação de ideias e empresas inovadoras, de base tecnológica e serviços avançados (incluindo a captação e mobilização de empresas e ideias de negócio para instalação na incubadora e o apoio à criação de emprego qualificado); o apoio a utilizadores do espaço municipal Cowork Pátio – Criatividade e Inovação; a conceção e desenvolvimento de atividades e projetos nos domínios da promoção do empreendedorismo qualificado e inovação; e a integração e participação ativa em redes interinstitucionais de âmbito local, regional, nacional e internacionalcom relevância para as atividades descritas anteriormente.

Refira-se que o IPN tem um papel de relevanteimportância para a cidade de Coimbra. O instituto, criado em 1991, visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo que tem vindo a traçar um caminho de sucesso. A sua atividade desenvolve-se em três áreas fundamentais: investigação e desenvolvimento tecnológico (dispõe já de seis laboratórios próprios de desenvolvimento tecnológico em áreas diversificadas); incubação e aceleração de empresas de base tecnológico (promove a criação de empresas spin-off e auxilia as empresas em estado de maturidade mais avançado, que já vingaram no mercado e ambicionam um rápido crescimento); formação especializada (aposta na formação contínua de alto nível).

Ao longo da sua existência, já foram criadas neste instituto várias empresas spin-off de sucesso, que têm levado o nome de Coimbra aos quatro cantos do mundo, e nos últimos anos o IPN conquistou, também, uma posição de destaque na promoção da economia espacial em Portugal. O instituto conta, ainda, no currículo com prémios internacionais de melhor incubadora, posicionando-se no top dez das melhores incubadoras do mundo.

O IPN integra, ainda, o Internet InnovationHub (IHUB), uma organização líder na Europa para a Inovação e Educação na área de Tecnologias de Informação e Comunicação, o que permite a Coimbra uma afirmação nacional e internacional. A CM Coimbra apoia o IHUB do IPN desde o seu início, que remonta a 2015, tendo, para o efeito, apoiado financeiramente o projeto em 131 mil euros nos últimos cinco anos. Este projeto tem contribuído para a projeção da imagem de Coimbra interna e externamente, tendoapoiado de forma direta cerca de 40 startups nacionais, que alcançaram incentivos ao investimento de cerca de 2,2M€. É, ainda, de realçar que 14 empresas inicialmente apoiadas pelo programa alcançaram já um apoio ao investimento acumulado superior a 5,5M€ e empregam, atualmente, cerca de 140 jovens altamente qualificados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE