Vamos
Coimbra acolhe maior evento de literatura infantojuvenil em Portugal
A palavra, o livro, a leitura, a literatura e a ilustração vão ser celebrados em Coimbra, na última semana de novembro, no festival Letra Corrida, que pretende ser o maior de literatura infantojuvenil em Portugal, revelou hoje a organização.
“Este festival pretende ser o maior evento de literatura infantojuvenil em Portugal. Vai desenrolar-se durante seis dias e contar com a presença de nomes grandes e incontornáveis da literatura infantojuvenil do nosso país, mas também do nosso mundo lusófono”, destacou o diretor executivo da GoldenSkill, Diogo Coelho.
PUBLICIDADE
O concelho de Coimbra vai receber, de 25 a 30 de novembro, a primeira edição do Letra Corrida – Festival de Literatura Infantojuvenil de Coimbra, que tem como mote “Ler é sonhar, a leitura é felicidade”.
Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Luísa Ducla Soares, Nuno Caravela, David Machado, Ricardo Fonseca Mota, Luísa Sobral, Paulo Galindro, Rita Taborda Duarte, Sebastião Peixoto, Mariana Jones, Tânia Correia, Elsa Teixeira, Milu Loureiro, Lurdes Breda, André Madaleno, Lara Xavier, Marta Oliveira da Silva, Amadeu Diniz da Fonseca, Kátia Casimiro e Sofia Souto Moniz são os escritores, ilustradores e contadores de histórias convidados.
Durante a apresentação do evento, que decorreu esta tarde em Coimbra, Diogo Coelho vincou que este é um festival que consegue alcançar a internacionalização logo na sua primeira edição, com a vinda de escritores oriundos de países de língua portuguesa.
“É um evento inovador e diferenciador, que surge porque Portugal, infelizmente, ainda tem baixos índices de leitura. Somos o país onde menos se lê na Europa e este festival pretende estimular e incentivar hábitos de leitura e o gosto pelos livros, junto das nossas crianças e jovens”, justificou.
De acordo com o responsável da GoldenSkill, este evento vai ser dinamizado por todo o concelho de Coimbra, chegando aos seus seis agrupamentos e envolvendo dezenas de escolas e milhares de alunos.
“A abertura oficial do festival vai decorrer no primeiro jardim-escola João de Deus, onde será apresentado o hino oficial do evento, com canção original, criada por Amadeu Diniz da Fonseca. Já a música vai ser feita no Brasil”, informou.
Além das componentes educativa e cultural, o Letra Corrida terá ainda cariz social, revertendo 10% da venda de livros para a Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro.
“A magia dos livros” chegará à Casa Acreditar Coimbra e ao Hospital Pediátrico de Coimbra, espaços que irão receber escritores e contadores de histórias, com o propósito de “oferecer às crianças hospitalizadas e aos seus pais momentos de distração e desconcentração”, mas também para consciencializar para a importância do livro e da leitura.
Toda a programação do evento será apresentada na próxima semana.
O Letra Corrida – Festival de Literatura Infantojuvenil de Coimbra é promovido pela empresa GoldenSkill, em parceria com as Livrarias Destinos Didáticos, Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Hospital Pediátrico de Coimbra, juntas de freguesias de Santo António dos Olivais, Brasfemes e São João do Campo, União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades e Seminário Maior de Coimbra.
Related Images:
PUBLICIDADE