Empresas
Coca-Cola está a oferecer “dinheiro e vouchers” a quem desejar “Feliz Natal”?
A publicação é de 6 de dezembro e consta numa página de Facebook identificada como “Coca-Cola Fans”, na qual se pode ler que promete “prémios exclusivos na forma de sacolas de presentes, dinheiro e vouchers” aos utilizadores que escrevam “Feliz Natal” na caixa de comentários, até ao dia 13 de dezembro.
A mesma página fez, a 9 de dezembro, uma outra publicação com uma espécie de jogo no qual, alegadamente, as pessoas podiam ganhar “dinheiro e vales de compras”.
PUBLICIDADE
Mas será mesmo verdade o que esta página escreve? Não existe na página de Facebook em questão qualquer indício de que se trate de uma página oficial da Coca-Cola. Não há nenhum endereço de e-mail disponível, contacto telefónico ou hiperligações para o site oficial ou redes sociais da empresa.
No site oficial da marca, a empresa explica que “todas as ações e promoções que a Coca-Cola desenvolve são comunicadas através dos seus meios de comunicação oficiais, seja através do Coke App ou do site da Coca-Cola ou, no caso de concursos em redes sociais, através de contas no Instagram ou Facebook”.
O esclarecimento foi colocado no site porque é comum receberem “reclamações sobre e-mails de spam e ligações intrusivas feitas em nome da Coca-Cola de forma fraudulenta”.
“As tentativas de fraude usando o nome Coca‑Cola vão além de ligações, SMS e e-mails suspeitos. Muitas vezes, determinados sites e anúncios ou mensagens que podem ser vistos no YouTube, Facebook, TikTok ou Instagram também são usados por cibercriminosos para tentar acessar dados dos usuários”, explica ainda a marca.
Consultando as páginas verificadas de Facebook e Instagram da empresa, não há qualquer referência a uma oferta como a que é apresentada na página “Coca-Cola Fans ,”.
Ou seja, as ofertas não foram desenvolvidas pela Coca-Cola.
O conteúdo é praticamente sempre o mesmo: supostas ofertas de dinheiro ou de prémios, como supostas viagens às Bahamas. No entanto, as páginas nunca são verificadas nem mostram indícios de estar ligadas à Coca-Cola, explica o Polígrafo que refere que é falso.
Related Images:
PUBLICIDADE