Vamos
Círculo de Artes Plásticas de Coimbra com nova exposição a partir de desafio a artistas
O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) inaugura, a 14 de outubro, “O Meu Corpo é o Teu Corpo”, exposição que partiu de um desafio à comunidade artística e que levou à seleção de seis projetos inéditos, foi hoje anunciado.
A exposição tem como premissa a frase “O Meu Corpo é o Teu Corpo” (releitura de Rui Órfão a partir da obra de Ernesto de Sousa), que está inscrita na fachada do edifício sede do CAPC, onde irá estar patente a exposição, até 30 de dezembro.
PUBLICIDADE
Segundo a nota de imprensa do CAPC enviada à agência Lusa, a exposição irá reunir obras de Ana João Romana e Isabel Baraona, Anabela Veloso, Feilin, Inês Teles, Maria Fradinho e Rafaela Salgueiro.
“’O Meu Corpo é o Teu Corpo’ é uma inversão da designação criada por Ernesto de Sousa para agrupar uma série de ações, performances e exposições: ‘O Teu Corpo É o Meu Corpo’”, explicou o CAPC.
De acordo com a nota, Ernesto de Sousa “foi uma das figuras mais complexas e ativas do seu tempo, um prolífico artista multidisciplinar e um ávido promotor de sinergias entre gerações de artistas da primeira e da segunda metade do século XX”.
“A exposição “Alternativa Zero” (Galeria Nacional de Arte Moderna, Lisboa, 1977) sintetiza o seu projeto de criação de uma vanguarda portuguesa em diálogo estético e ideológico com as suas congéneres internacionais”, realçou o CAPC.
Segundo a organização, os trabalhos agora apresentados em exposição respondem “a este repto de diferentes modos”.
“Em todos eles, o corpo é relevado como ‘medium’ da relação artista-espectador”, referiu.
Related Images:
PUBLICIDADE