Política
Cidadãos por Coimbra assinalam Dia Internacional das Pessoas Idosas
O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado anualmente a 1 de Outubro, por isso, o movimento Cidadãos por Coimbra (CPC) “quer neste dia saudar todas as pessoas idosas do Concelho de Coimbra e manifestar toda a solidariedade para com este grupo de cidadãos e cidadãs, sobretudo numa altura em que este grupo se sente cada vez mais espoliado nos seus direitos, fruto dos sucessivos cortes nas suas reformas e pensões, levado a cabo pelo Governo”.
Conhecemos a dura realidade social e económica hoje vivida por muitos aposentados, pensionistas e reformados, um grupo a que alguém injustamente chamou “peste grisalha”. Contudo sabemos também que muitas destas pessoas mais velhas continuam a ser um recurso para as respectivas famílias, comunidades e economias, já que o idoso é, quantas vezes, um autêntico abono de família, a verdadeira segurança social de muitos agregados familiares, acrescenta a informação do CPC enviada a NDC.
PUBLICIDADE
CPC, recordam que fazem parte, de pleno direito, da autarquia municipal, declarando que tudo farão, em sede própria, para ajudar a construir uma cidade amiga das pessoas idosas que estimule o envelhecimento activo através da criação de condições de saúde, participação e segurança, de modo a reforçar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.
O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como grande objectivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
São hoje conhecidos vários estudos, muito particularmente os da Organização Mundial de Saúde, que referem o envelhecimento da população e a urbanização como duas tendências globais que, em conjunto, constituem forças fundamentais que estão a moldar o século XXI. À medida que as cidades crescem, aumenta a sua percentagem de residentes com idades superiores a 60 anos.
Related Images:
PUBLICIDADE