Coimbra
Ciclovia pretende ligar Casa do Sal a Lordemão
Na próxima quinta-feira, dia 9 de janeiro, às 21:00, vai ser apresentado, no Centro Social do Monte Formoso, o projeto de ciclovia entre a Casa do Sal e Lordemão, com uma extensão de cerca de três quilómetros. Com a nova ciclovia, vão requalificar-se os espaços de circulação automóvel e de estacionamento, vão ser arborizados arruamentos e criadas ligações entre bairros.
O estudo prévio da nova ciclovia, que vai ser apresentado no dia 9 de janeiro, às 21:00, no Centro Social do Monte Formoso, incidiu sobre a zona entre a futura estação “Monte Formoso” do Metro Mondego e Lordemão, junto ao Hospital Veterinário Universitário de Coimbra, uma área de características muito distintas, tanto no tecido urbano como na orografia. O projeto abrange ainda a Casa do Sal, o Monte Formoso, o Bairro da Rosa, o Bairro do Ingote, o Bairro António Sérgio e o Planalto de Lordemão que, deste modo, vão beneficiar de uma requalificação urbana nos espaços de circulação, com uma melhoria generalizada da qualidade do espaço urbano, onde se incluiu também o projeto de arborização.
Com a implementação da ciclovia bidirecional, exceto em zonas de coexistência, pretende-se assegurar velocidades de circulação reduzidas, através da introdução de medidas de acalmia de tráfego variadas. O estreitamento da faixa de rodagem, a execução de passadeiras sobreelevadas, a continuidade de passeios em vias de acesso local, a definição de zonas 30 e zonas de coexistência são alguns exemplos.
Na zona do Monte Formoso, o projeto propõe que a arborização seja assegurada, em parte, pela plantação dentro de logradouros privados, dada a grande condicionante de falta de espaço disponível. Nos locais onde o tecido urbano ainda não está consolidado, nomeadamente na Avenida José Sousa Fernandes, prevê-se a plena arborização do arruamento.
Em termos de alteração dos espaços de circulação viária, em alguns locais, como o caso da Rua Cidade de Poitiers, junto à entrada da Urbanização do Arco Pintado e da Urbanização Panorama, vai ser necessário alterar os estacionamentos para ligeiros. Junto à Rua Cidade de Santos vai ser definida uma plataforma sobreelevada, que procura capitalizar as características de centralidade que este espaço tem em termos de vivências de bairro, dando ao espaço construído características apropriadas à permanência e ao encontro de pessoas. Já na Rua Cidade de Fez a proposta passa por introduzir dois sentidos, o que permite tornar a Rua Cidade de Yaroslav e a Estrada do Ingote em ruas de carácter local, cujo desenho do espaço vai levar a que a velocidade de circulação seja abaixo de 30 km/h.
Nesta zona, a ciclovia vai partilhar, com segurança, o espaço com o automóvel. A grande rotunda existente no cimo da Rua Cidade de Fez, ao chegar ao Bairro da Rosa, perde a função de rotunda, mantendo-se a circulação apenas nas Ruas Cidade de Fez e Cidade de Cambridge, onde é desenhada uma pequena rotunda. Esta alteração vai permitir criar um espaço de convivência e de contacto entre o Bairro da Rosa e o Monte Formoso. Ao longo da Rua Cidade de Cambridge a largura da faixa vai ser reduzida e a ciclovia desenvolve-se em parte na zona do estacionamento existente, empurrando o estacionamento para a via.
No Bairro do Ingote vai ser, igualmente, proposta uma reformulação em termos do espaço público que vai levar a alteração nos estacionamentos de ligeiros e à melhoria das condições e da qualidade do espaço dedicado ao peão. Mais à frente, na Avenida José Sousa Fernandes, em direção a Lordemão, o perfil tipo adotado vai ser idêntico ao do Ingote, embora se proponha a criação de uma alameda em que os estacionamentos paralelos à via são intervalados por novas árvores.
A futura ciclovia, numa extensão de cerca três quilómetros, vai juntar-se às outras três localizadas naquela área, mais precisamente a ciclovia da Casa do Sal, assim como a que liga o Açude Ponte ao Choupal e a da Estrada de Eiras. O desenho do traçado foi desenvolvido pela Divisão de Projetos do Departamento de Espaço Público da CM de Coimbra.
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