Coimbra

Cicloturistas invadiram região serrana

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 06-08-2019

Dia de Descanso na Volta a Portugal é sinónimo de jornada cicloturista. É assim todos os anos e desta vez foi o concelho da Guarda a receber esta terça-feira, 6 agosto, a “Etapa da Volta Via Verde RTP”, uma iniciativa dedicada aos amantes da bicicleta. 

Etapa da Volta, Via Verde, RTP, Guarda durante a 81ª Volta a Portugal Santander 2019, Foto PODIUM / Paulo Maria

Cerca de 850 pessoas alinharam nesta iniciativa lado a lado com o antigo corredor Marco Chagas, o autarca guardense Carlos Chaves Monteiro e o padre Ismael Teixeira, conhecido como Iron Priest, e o triatleta Bruno Pais.

PUBLICIDADE

publicidade

Os participantes viveram as emoções dos corredores profissionais ao serem recebidos no centro da cidade mais alta de Portugal pelas mesmas estruturas que, todos os dias, a organização monta nas etapas da Volta.

Entre os participantes e os familiares e amigos que se deslocaram à Guarda apenas para esta jornada cicloturista, sem contar com as movimentações da própria Volta a Portugal, há um registo que ultrapassa as 1000 pessoas.

“É um impacto económico muito significativo para o município além de toda a promoção que podemos fazer do nosso território”, expressou Carlos Chaves Monteiro, o autarca da Guarda.

O percurso de 70 quilómetros visitou alguns dos fantásticos cenários da região da Serra Estrela, com partida e chegada ao Largo General Humberto Delgado, na Guarda. 

Entre os participantes masculinos sagrou-se vencedor Ricardo Lameira, natural de Vila Real. Satisfeito, o cicloturista que desempenha funções na GNR, falou na sensação de cruzar a meta em primeiro lugar. “Ainda ontem [5 agosto] vi chegarem os nossos ídolos aqui através da televisão. Hoje, viver esta jornada e também chegar aqui despois de fazer toda a subida foi uma emoção realmente muito grande. Quem pratica sabe o que é subir, mas quando nos vemos em cima da bicicleta, no esforço máximo das nossas capacidades, percebemos que é um desafio enorme, mas é sempre um prazer chegar ao fim e concluir um objetivo.”

PUBLICIDADE

publicidade

Esta não foi a primeira participação de Ricardo Lameira nesta iniciativa, tal como aconteceu com a primeira mulher a alcançar a meta da 13ª edição da “Etapa da Volta Via Verde RTP”, uma organização da Podium Events e do município da Guarda. Liliana Jesus, vice-campeã nacional de maratonas BTT, foi a vencedora e aproveitou a ocasião para chamar outras mulheres para a prática desportiva. “Estamos a atravessar uma fase de crescimento no ciclismo feminino, portanto todas somos precisas para ajudá-lo a crescer ainda mais. Participar na Etapa da Volta é sempre bom, é uma prova que gosto imenso por isso deixo o convite a mais mulheres para viverem esta experiência.”

Etapa da Volta, Via Verde, RTP, Guarda durante a 81ª Volta a Portugal Santander 2019, Foto PODIUM / Paulo Maria

Após o dia de repouso, a 81ª Volta a Portugal Santander é retomada esta quarta-feira com uma partida em Torre de Moncorvo, município que não recebia a prova desde 1931 quando se correu a segunda edição.

A derradeira fase competitiva começa com a 6ª etapa, de 184,6 quilómetros, que atravessa o nordeste transmontano e vai terminar com uma longa reta de meta em Bragança. Gustavo Veloso é o homem da Camisola Amarela e entre os cinco primeiros classificados, onde estão os principais rivais do espanhol da W52-FC Porto, há apenas 45 segundos.

Vêm aí novas emoções, entre outras, com as subidas da Serra do Larouco (Montalegre) e da Senhora da Graça (Mondim de Basto). P

ara trás foram percorridos 876 quilómetros distribuídos pelo Prólogo e por cinco etapas. Para chegar ao Porto, onde a Volta vai terminar 30 anos depois, restam outras cinco tiradas com pouco mais de 650 quilómetros. 

Os italianos da Amore & Vita somaram duas vitórias (1ª e 5ª etapas) e o coletivo português W52-FC Porto ganhou o Prólogo, em Viseu, e as restantes tiradas. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE