O modelo de referência da Meteored mostra as principais tendências do tempo previsto para a Semana da Páscoa 2025, época do ano na qual muita gente aproveita para tirar férias.
Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal (tempo.pt), analisa os principais destaques da precipitação e temperatura esperados em Portugal para essa semana festiva.
PUBLICIDADE
A climatologia revela-nos que a precipitação na primavera pode ser do tipo frontal (frentes atlânticas) ou do tipo convectivo (aguaceiros irregulares e trovoadas). O número de dias de chuva assume uma maior importância do que a quantidade acumulada. Quanto às temperaturas, nas horas centrais dos dia, já é possível vestir roupa de manga curta em grande parte da geografia do Continente, mas as noites ainda são frescas ou frias, especialmente no interior Norte e Centro de Portugal continental.
Segundo o modelo de referência da Meteored, a previsão para o período de 14 a 20 de abril (Semana da Páscoa 2025) aposta em temperaturas geralmente dentro do normal. Porém, também são observados desvios em relação à média, dada a possibilidade de se registarem anomalias negativas de temperatura (tempo ligeiramente mais frio do que o normal) nalgumas regiões portuguesas, tais como: distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, metade oriental do distrito de Faro e ainda os Grupos Central e Oriental dos Açores (até 1 ºC abaixo da média climatológica de referência).
Prevê-se que a Semana Santa 2025 seja mais instável e chuvosa do que o habitual na maioria das regiões.
Para a Semana da Páscoa 2025 os mapas de confiança da Meteored sugerem um padrão mais húmido e instável do que o habitual na maioria das regiões de Portugal, apesar da sujeição a uma grande variabilidade dos estados de tempo, algo bastante típico na primavera. São detetadas anomalias de precipitação positivas (mais chuva do que o normal) de norte a sul de Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira.
PUBLICIDADE