Saúde

CHUC realça “desempenho e dedicação inexcedíveis dos seus profissionais de saúde”

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 27-12-2023

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) adianta que tem desempenhado o seu papel na rede de urgências do Serviço Nacional de Saúde, suportando o encerramento dos serviços de urgências de vários hospitais periféricos. Esta capacidade de resposta deve-se ao desempenho e dedicação inexcedíveis dos seus profissionais de saúde e da colaboração das restantes unidades hospitalares.

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No dia 11 de dezembro, o CHUC ativou o seu Plano de Contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno. Este plano envolve um conjunto de medidas escaláveis e dinâmicas, incluindo a abertura adicional de camas de agudos com o adequado aumento das equipas dedicadas. 

Anualmente, os dias 26 de dezembro e 2 de janeiro são caracterizados pelo aumento da afluência aos serviços de urgência. Sabendo-se que este ano, estes dois dias decorrem na sequência de fins de semana prolongados, era expectável um incremento da procura dos serviços de urgência.

De forma a mitigar o previsível aumento de afluência, o CHUC tomou um conjunto de medidas adicionais de contingência.

Articulação com unidades dos cuidados de saúde primários com a disponibilização de consulta aberta nas regiões dos ACeS do Baixo Mondego e do Pinhal Interior Norte, incluindo a cidade de Coimbra;Divulgação nos órgãos de comunicação social dos horários de funcionamento das consultas abertas nos centros de saúde;Articulação com hospitais distritais para referenciação e retorno de doentes;Reforço dos transportes de doentes, para retorno a outros hospitais e domicílios;Em conjunto com os Serviços Clínicos, desenvolvimento de esforços para a promoção de uma gestão mais eficiente das altas nos serviços de internamento;Aumento do número de camas de agudos dedicadas ao Plano de Contingência para a resposta sazonal em saúde — módulo de inverno;Em conjunto com a Equipa de Gestão de Altas (EGA) e Equipa Coordenadora Regional (ECR), garantir encaminhamento mais célere para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

Como esperado, entre os dias 23 e 26 de dezembro, verificou-se uma elevada afluência de doentes aos Serviços de Urgência do CHUC. 

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Destaca-se que, apesar de o CHUC ter divulgado alternativas ao Serviço de Urgência, nomeadamente informação sobre o local e horário dos Centros de Saúde da região, verificou-se um aumento de doentes triados de menor gravidade, situações que seriam melhor atendidos — qualidade e celeridade, em outros pontos da rede do Serviço Nacional de Saúde.

Admissões ao Serviço de Urgência de Adultos: Dia 23 de dezembro – 457, Dia 24 de dezembro – 373, dia 25 de dezembro – 460, e dia 26 de dezembro – 626

Admissões ao Serviço de Urgência Pediátrica: Dia 23 de dezembro –  266, Dia 24 de dezembro – 192,dia 25 de dezembro – 205 e dia 26 de dezembro –  266

O Conselho de Administração do CHUC manifesta total empatia pelo esforço das equipas e demonstra total disponibilidade para, em conjunto com as equipas, encontrar as melhores e mais adequadas soluções para cada momento.

A alta prevalência de episódios de serviços de urgência inadequados diminui a satisfação do doente e reduz a qualidade do atendimento com tempos de espera e diagnósticos ou tratamentos tardios, e afeta negativamente os profissionais de saúde. Face às circunstâncias atuais, importa recordar que devem ser seguidas as recomendações da Direção Geral da Saúde para as temperaturas frias, ser utilizada a linha saúde 24 e recorrer parcimoniosamente aos serviços de urgência.

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