Coimbra
CHUC leva formação “suporte básico de vida pediátrico” às escolas de Coimbra
O Serviço de Cardiologia Pediátrica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, através de um protocolo celebrado com escolas secundárias de Coimbra, iniciou no presente ano um ciclo de formação na área de Suporte Básico de Vida Pediátrico.
A criança tem características anatómicas e fisiológicas particulares pelo que é necessário adaptar os procedimentos de suporte básico de vida a essas mesmas características. Assim, o Serviço de Cardiologia Pediátrica promoveu esta iniciativa com o objetivo de dar formação nesta área aos funcionários das escolas, profissionais em constante contacto com crianças.
PUBLICIDADE
O conceito de Suporte Básico de Vida Pediátrico prevê um conjunto de procedimentos associados com o objetivo de fornecer oxigénio ao cérebro e coração, sem recurso a equipamentos diferenciados, até que o suporte avançado de vida possa ser instituído.
Participam nestas ações de formação o diretor do Serviço de Cardiologia Pediátrica, António Pires, e Patrícia Vaz Silva, formadores de longa data do Grupo de Reanimação Pediátrica.
Foram efetuadas duas ações de formação que decorreram na escola secundária Infanta D. Maria e na escola secundária Avelar Brotero, nesta última escola no passado dia 11 de abril.
Related Images:
PUBLICIDADE