No âmbito do encerramento das comemorações dos 25 anos do Infarmed, que decorreu no passado dia 15 de janeiro de 2019, em Lisboa, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) foi distinguido, com dois Prémios, na sessão “Prémios de Boas Práticas Infarmed 25+”. Tratou-se de uma sessão destinada a distinguir projetos e instituições promotoras de boas práticas, no sector dos medicamentos e dos produtos de saúde.
Os prémios atribuídos ao CHUC foram: um na área dos ensaios clínicos, nos “Hospitais com mais ensaios clínicos”, e outro como “Hospital com quota de utilização de mais biossimilares” do seu grupo.
Com cerca de 150 ensaios a decorrer e cerca de 1000 doentes envolvidos, o CHUC é hoje um dos hospitais portugueses com mais ensaios clínicos em curso. Para isso contribuem, decisivamente, os elevados padrões de exigência e qualidade dos seus profissionais e dos processos internos de trabalho, tendo como pilares a segurança, a eficácia e a eficiência.
PUBLICIDADE
O CHUC considera que esta distinção vem reforçar a determinação dos profissionais da instituição, a aposta estratégica do seu Conselho de Administração e o empenho dos responsáveis pela sua Unidade de Inovação e Desenvolvimento e pela Farmácia, no sentido de continuarem a trazer mais e melhores ensaios clínicos para Coimbra.
A política de utilização de medicamentos biossimilares no CHUC foi implementada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, os Serviços Clínicos e os Serviços Farmacêuticos, com apoio do Director Clínico e um grande sentido de liderança e governação clínica.
O CHUC foi parte activa no desenvolvimento de um módulo incluído no sistema de informação SGICM[i], que permite a prescrição e monitorização de todas as etapas do circuito dos medicamentos biossimilares, de uma forma segura e eficiente. Este módulo foi o suporte usado na implementação da política de biossimilares, uma política que permitiu, em 2018, uma poupança de mais de 3.100.000 de euros e, ao mesmo tempo, o tratamento de mais doentes com este grupo de medicamentos.
Por outro lado, esta considerável poupança, permitiu, aos doentes do CHUC, terem acesso a mais medicamentos inovadores, nomeadamente nas áreas do cancro, das doenças raras e das doenças neurológicas.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.