O novo Regulamento Interno do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) define no seu articulado, que a investigação, nomeadamente de natureza translacional e clínica, faz parte do núcleo essencial da missão do CHUC.

Na verdade, só a criação de conhecimento e a inovação, baseada em investigação própria e em rede com outras instituições, permitem a sustentabilidade e o crescimento do CHUC, como instituição de referência a nível nacional e internacional que pauta o seu agir por elevados padrões de diferenciação clínica, técnica e científica, e de qualidade e segurança.
Com este objetivo, o Conselho de Administração do CHUC, através de deliberação anterior, aprovou as condições a respeitar na alocação dos montantes recebidos das entidades promotoras de ensaios clínicos, tendo reservado 15% deste montante para reinvestimento em investigação clínica em saúde, para apoio aos ensaios clínicos da iniciativa do investigador e para apoio à formação interna na área da investigação clínica.
PUBLICIDADE
Por deliberação recente, e indo ao encontro do que ficou estabelecido no seu Regulamento Interno e na deliberação referida, o Conselho de Administração do CHUC determinou:
A abertura anual de um concurso para seleção de dois projetos de investigação clínica e/ou translacional, atribuindo, para cada projeto, um financiamento máximo de 15.000€, e definindo um prazo de até dois anos para a sua execução;
A atribuição de um prémio anual às duas melhores publicações em áreas clínicas distintas, no valor de 500€ por publicação, desde que tenha como primeiro ou último autor um profissional do CHUC; o apoio à formação interna por meio da realização de um congresso anual de investigação clínica bem como de workshops em investigação clínica, a realizar pela Unidade de Inovação e Desenvolvimento (UID), com o apoio do Serviço de Formação do CHUC.
Nas palavras do Presidente do Conselho de Administração, Fernando Regateiro “sendo a criação de conhecimento uma das bases essenciais de sustentação da elevada diferenciação clínica, técnica e científica que o CHUC hoje evidencia, estas decisões do Conselho de Administração são viva e natural expressão da valorização que atribui à criação de conhecimento e à sua divulgação, bem como ao fomento de condições para que mais e melhor conhecimento seja criado. Ao CHUC não bastam ser a maior instituição hospitalar do País e um hospital universitário, nem, muito menos, um Conselho de Administração que se sinta confortável e cómodo com a contemplação desta realidade. Pelo contrário, estas condições foram herdadas e são fruto do esforço das gerações de responsáveis e profissionais que nos antecederam. Por isso, aqui e agora, os atuais profissionais e o seu Conselho de Administração, têm o dever de honrar a herança recebida, e a melhor forma de o fazer, é acrescentar algo mais ao que herdaram. O que apenas o investimento na criação de conhecimento pode assegurar!”
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE