Região
“Chegada da rede de gás natural a Oliveira do Hospital permite reduzir os custos da fatura energética” (com vídeos)
Foi, esta sexta-feira, inaugurada a nova Unidade Autónoma de Gás (UAG) de Oliveira do Hospital, dando assim início à distribuição de gás às empresas e residências do município.
“As empresas e a população de Oliveira do Hospital têm agora acesso a uma energia mais económica, mais cómoda, mais segura e também mais amiga do ambiente”, frisou o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo.
PUBLICIDADE
“A chegada da rede de gás natural a Oliveira do Hospital vai permitir reduzir significativamente os custos da fatura energética às famílias e empresas, assim como ao próprio Município, proporcionando assim novos índices de desenvolvimento energético”, revelou o autarca.
Já o presidente da Comissão Executiva da Galp Gás Natural Distribuição, Gabriel Sousa, sublinhou que “quando comparado com o consumo de gás de garrafa, cada cliente que se liga a esta rede irá beneficiar de uma poupança média de cerca de 200 euros na sua fatura anual e diminui em 16% as suas emissões”.
O projeto da Beiragás, concessionária para distribuição de gás natural em 59 concelhos da região Centro Interior, deverá atingir 30 quilómetros de rede, podendo servir 12 empresas locais e cerca de 2000 famílias.
Atualmente, estão construídos 6 quilómetros, abrangendo a malha urbana e a zona industrial, prevendo-se que, até ao final do ano, seja concluída a construção de mais 4 quilómetros.
O investimento global ascende a 4,5 milhões de euros, e representa uma redução de emissões de CO2 estimada em cerca de 25%.
“A instalação da rede de gás natural de Oliveira do Hospital contribui para acelerar a descarbonização da economia da região, pois, além da redução de emissão de CO2 que o gás natural permite face às soluções utilizadas atualmente no concelho, a nova rede está preparada para receber gases renováveis, como o biometano e o hidrogénio”, disse Gabriel Sousa.
No ato de inauguração da UAG, José Francisco Rolo, considerou, ainda, que este investimento altamente estratégico, representa a valorização do solo e do subsolo com uma nova infraestrutura técnica que irá permitir mais uma opção energética competitiva, ao dispor da população e das empresas da região”.
“É seguramente um projeto que contribuirá para uma maior captação de investimento industrial estratégico”, referiu ainda o edil.
Veja os diretos NDC:
Related Images:
PUBLICIDADE