O professor Pedro Tomé Aleixo, de 58 anos, vai ser o candidato do Chega à Câmara Municipal de Góis, no interior do distrito de Coimbra.
O Chega concorre pela primeira vez ao município de Góis, que é liderado pelo PSD desde 2021, depois de 39 anos nas mãos do PS.
“Penso que há coisas que podem ser realizadas no concelho de outra forma, com outra perspetiva”, disse Pedro Aleixo, que aponta como áreas prioritárias a saúde e a mobilidade para combater o isolamento da população.
PUBLICIDADE
O candidato, que pretende apresentar soluções para a fixação de população, considera muito “fraquinha” a rede de transportes, que mantém a “população isolada e sozinha”.
Pedro Tomé Aleixo é professor de Matemática, com pós-graduação em Ciências da Educação e licenciatura em Matemática Aplicada, com especialização em Estatística, e trabalhou na Câmara de Lisboa, cidade onde reside.
“Quero aproveitar a minha experiência autárquica como professor e tentar fazer com que Góis avance no tempo sem perder a beleza natural que tem”, salientou o candidato, cujas raízes familiares estão no concelho de Góis, onde possui casa.
O PS liderou sempre o executivo municipal, à exceção dos mandatos de 1979-1982 e 2021-2025, embora nas últimas eleições autárquicas tenha descido a terceira força política, na sequência de uma cisão interna que começou no ato eleitoral de 2017 com o aparecimento de um movimento independente.
De acordo com dados estatísticos de 2023, residem no município de Góis 3.800 pessoas, distribuídas por quatro freguesias.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PSD elegeu dois vereadores, liderando a autarquia pela segunda vez (a primeira foi em 1979), o Grupo de Cidadãos Eleitores Independentes por Góis dois e o PS um.
O gerente bancário Jaime Garcia é a aposta do PS para reconquistar a Câmara de Góis, no interior do distrito de Coimbra, perdida nas últimas eleições autárquicas para o PSD, cujo presidente, Rui Sampaio, ainda não anunciou a recandidatura.
As eleições autárquicas deste ano devem realizar-se no final de setembro ou início de outubro.
PUBLICIDADE