Coimbra
Chefe da promoção turística da Toscana na Figueira da Foz
Alberto Peruzzini, chefe-executivo da promoção turística da Toscana, vai estar presente no Congresso Nacional de Turismo e Culinária, que irá decorrer na Figueira da Foz.
A Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE), que organiza o evento, adianta que Alberto Peruzzini irá falar no dia 24 de outubro sobre as actividades da Toscana na promoção da gastronomia, com especial referência ao projecto “ Vetrina Toscana a Tavola”.
PUBLICIDADE
A Toscana é uma das regiões europeias com maior experiência no que respeita a turismo de culinária, sendo por isso de extremo interesse a análise ao impacto económico que as suas actividades proporcionam aos vários agentes económicos locais e à Região.
Para além desta intervenção, o evento conta no mesmo dia, com a intervenção de dois bloggers, Nelson Carvalheiro e Anita Breland, que irão falar sobre “Portugal gastronómico visto pelos seus olhos”. Haverá ainda um debate que conta ainda com a participação de Ana Soeiro, secretária-geral da Qualifica, Norberto Santos, da Universidade de Coimbra, e Catarina Valença Gonçalves, directora Geral da Spira, Revitalização Patrimonial. O consultor José António Rosseau irá ainda debater com outros convidados “até onde vai a tradição na moderna distribuição” e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, falará sobre a aposta no turismo gastronómico do Alentejo.
Este dia será antecedido por outras personalidades distintas do sector, entre os quais se destaca Carlos Coelho, Pedro Costa Ferreira (presidente da APAVT), Rui Simão (ADXTUR-Aldeias de Xisto), Madalena Mota (Chá dos Açores), Olga Cavaleiro (presidente da Federação das Confrarias), Rui Anastácio (Cooking & Nature Emotion Hotel) e Virgílio Nogueiro Gomes (Investigador de história da alimentação).
“A riqueza e variedade gastronómicas, bem como a história e cultura da cozinha portuguesa são factores decisivos que contribuíram para a realização deste evento único, que pretende reunir profissionais e público em geral, interessados em conhecer o que melhor se faz na gastronomia característica das várias regiões”, refere José Borralho, presidente da APTECE.
A I edição do Congresso Nacional de Turismo e Culinária 2014, que irá decorrer na Figueira da Foz, de 23 a 25 de Outubro,é subordinado ao tema “Portugal Exclusivo – Comida com Histórias” e pretende ser um espaço de diálogo e troca de conhecimentos sobre as tendências em turismo de gastronomia, e de apoio à indústria na área da inovação dos modelos e processos de negócio, através da partilha de informação e da criação de novas parcerias e negócios entre os agentes económicos nacionais.
O Congresso Nacional de Turismo de Culinária antecede o Congresso Mundial de Turismo de Culinária, a realizar em 2015, no Estoril, insere-se no conjunto de apoios que a APTECE recebe do SIAC | COMPETE e conta com a cooperação da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal.
Related Images:
PUBLICIDADE