Coimbra
A Chanfana é um festival na Lousã entre 24 de Fevereiro e 5 de Março!
Tendo como objectivo dar continuidade ao trabalho de promoção das potencialidades do concelho, aliado ao saber fazer e à dedicação das duas dúzias restaurantes aderentes, a Câmara Municipal da Lousã irá promover, entre o dia 24 de fevereiro e o dia 5 de março, o Festival Gastronómico da Chanfana.
O Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, conta-nos que o Festival Gastronómico da Chanfana se insere no âmbito da estratégia de promoção “regular e consistente” delineada pela autarquia, que conta com “o saber fazer, do saber servir” dos restaurantes lousanenses.
PUBLICIDADE
A gastronomia tem um papel muito importante na mobilização de turistas para o nosso concelho, recordou o edil, antes de salientar que em 2017 há mais restaurantes aderentes. Em 2016 foram 21. Em 2017 são 24.
Luís Antunes revelou ainda que ao nível da promoção do território, nomeadamente em relação aos “festivais gastronómicos,” mais concretamente da chanfana, será apresentada uma “estratégia intermunicipal de promoção integrada”, visando o reforço da notoriedade deste prato tradicional da região.
Esta iniciativa pode representar o fim da “das capitais da chanfana”. Os autarcas socialistas da Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares vão tirar lenha da fogueira inventada pelos autarcas sociais democratas que governaram Vila Nova Poiares e Miranda do Corvo para, à sua maneira, promoverem a capitais mundiais e universais da chanfana!
As ementas disponíveis nos restaurantes que participam no Festival Gastronómico da Chanfana vão privilegiar a tradicional forma de confeccionar a chanfana mas, também, a necessidade de inovação e de adaptação deste género às novas solicitações.
As sobremesas, a exemplo dos Festivais anteriores, são produzidas com base em produtos endógenos do Concelho, nomeadamente a castanha e o Mel DOP Serra da Lousã, o Licor Beirão e a pastelaria tradicional.
Related Images:
PUBLICIDADE