A tradicional “Lua Rosa” irá brilhar nos céus na noite de sábado para domingo, 13 de abril, marcando um fenómeno astronómico único.
Embora o nome sugira uma mudança de cor, a lua manterá a sua tonalidade dourada habitual, com um brilho que pode variar entre o laranja e o branco, dependendo das condições meteorológicas. Este fenómeno, que celebra a chegada da primavera e o florescimento das cerejeiras, é um espetáculo celestial aguardado por muitos.
O nome “Lua Rosa” tem origem na cultura dos nativos americanos, que associavam o desabrochar da flor silvestre phlox subulata, com o início da estação das flores. Este evento natural tornou-se um símbolo do renascimento e do despertar da natureza, influenciando o nome da lua cheia de abril.
PUBLICIDADE
O momento da Lua cheia será entre as 0:30 e a 1:30 de 13 de abril, mas a lua também poderá ser admirada na noite anterior e nas noites seguintes.
Também entre os dias 16 e 25 de abril, será possível observar a chuva de meteoros Líridas com o pico de atividade acontecendo no dia 22 de abril, dá conta o tempo.pt.
PUBLICIDADE