A Cerdeira é uma pequena aldeia de xisto situada na Serra da Lousã, rodeada por natureza e cheia de encanto. Hoje, este local tornou-se um espaço dedicado à criação artística.
A Cerdeira é um local mágico. Logo à entrada, uma pequena ponte convida-nos a conhecer um punhado de casas que espreitam por entre a folhagem. O chão de ardósia guia-nos por um caminho até uma fonte no meio de uma frondosa vegetação.
Descendo até ao pequeno regato, deparamos com o perfil desalinhado das construções. O tom dominante do xisto sobrepõe-se ao verde das encostas, ao azul do céu ou ao branco das nuvens, explica o site Aldeias de Xisto.
PUBLICIDADE
Entre encostas declivosas, a Cerdeira é atualmente “um local de criação artística, através de residências artísticas internacionais, da realização de workshops de formação e de pequenas experiências criativas”
Anualmente, em julho, a aldeia acolhe o festival Elementos à Solta – Art meets Nature, que reúne criadores contemporâneos de diferentes áreas e transforma a aldeia numa galeria de arte ao ar livre, com espaço para todo o tipo de expressão artística, refere o site.
PUBLICIDADE