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Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura lançam estratégia conjunta turística

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 23-01-2025

Imagem: DR

As regiões de turismo do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola apresentaram quinta-feira na FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, uma estratégia conjunta turística.

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O evento decorreu no stand do Turismo da Extremadura, no Pavilhão 7, e reuniu personalidades de relevo do setor turístico de ambos os países. As intervenções ficaram a cargo de Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo, Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Beato, vice-presidente da Turismo do Alentejo, e Jesús Viñuales, Diretor do Turismo da Extremadura.

Estiveram também presentes Jorge Loureiro, vice-presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, entre outras personalidades.

As iniciativas conjuntas previstas para 2025 incluem uma apresentação da estratégia para o mercado ibérico, que terá lugar em Portugal, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market; uma série de ações promocionais, que decorrerão em junho, em Madrid e Lisboa, junto dos meios de comunicação e que terão uma vertente de informação promocional para o público em geral; e um encontro empresarial a realizar em Elvas, em novembro, que juntará empresários e administrações do setor turístico do Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura.

Durante a sessão, Pedro Machado realçou as vantagens desta aliança. No seu entender, a promoção conjunta é um processo que começámos há alguns anos, com o pressuposto de que estes são territórios que têm continuidade de território e de culturas e que estão na maior placa recetora de turistas do mundo, que é Portugal e Espanha”.

“São regiões que têm as suas singularidades mas que, com os seus produtos turísticos, com as suas povoações, a sua gastronomia e vinho, fazem parte de uma combinação perfeita de territórios”, sublinhou. 

O governante afirmou ainda que estava ali “para assumir o compromisso de continuarmos a trabalhar juntos, para podermos captar riqueza e, sobretudo, para colocarmos os benefícios dessa riqueza ao serviço das comunidades”. “Este é melhor e mais importante sentido do turismo: cooperação e sucesso”, concluiu o secretário de Estado.

Anabela Freitas destacou que “o mais importante desta parceria é o conceito de que somos dois países e um destino turístico”. E explicou porquê: “o turismo é uma indústria poderosa, mas é fundamental que o turismo fixe pessoas e crie riqueza nos territórios. Juntos, podemos trabalhar e fazer muito mais pelas nossas gentes, pelos nossos territórios, pela nossa identidade e cultura. Até porque há muito mais que nos une do que nos separa”. 

Pedro Beato considerou que “este compromisso de juntar dois países é uma proposta de grande valor para o turismo”. “Temos muito em comum: a fronteira entre Espanha e Portugal é a fronteira que nos une. Todos aqueles que querem conhecer a Península Ibérica dispõem aqui de um excelente destino que reúne três regiões”, concluiu. 

Jesús Viñuales deu exemplos concretos de produtos turísticos que podem ser promovidos em conjunto. Estes passam pelos espaços naturais, como parques nacionais, reservas da biosfera, geoparques, reservas naturais, albufeiras e lagos, mas também a cultura e as tradições, os lugares Património Mundial da UNESCO, os castelos espalhados pelo território, as aldeias históricas ou do xisto, a gastronomia e os vinhos.

A cooperação transfronteiriça foi também celebrada no “Encontro Gastronómico – Alentejo e Centro de Portugal com Extremadura”, em que os chefs João Mourato (Quinta do Quetzal, Vidigueira, Alentejo), Marco Almeida (Restaurante O Palco, Coimbra, Centro de Portugal) e as Hospederías de Extremadura criaram um menu especial que refletiu a riqueza culinária das três regiões.

A entrada foi assinada pelo chef João Mourato, o prato principal pelas Hospederías de Extremadura, e a sobremesa confecionada pelo chef Marco Almeida. A experiência foi acompanhada por uma seleção de vinhos de excelência das cinco regiões vitivinícolas do Centro de Portugal – Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo.

Anabela Freitas participou ainda numa mesa-redonda sobre turismo religioso, que decorreu no stand da Extremadura.

Refira-se que a FITUR é a maior feira ibérica e uma das maiores feiras de turismo do mundo, atraindo anualmente milhares de profissionais e visitantes em Madrid.

O evento, de 22 a 26 de janeiro, abre exclusivamente para profissionais nos primeiros três dias, estendendo-se ao público geral durante o fim de semana.

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