Universidade
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra debate crise da habitação
No rescaldo da pandemia da Covid-19, a crise da habitação volta a estar na agenda pública. Para a debater, o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) promove o Colóquio Internacional Housing (and) Crisis: Interdisciplinary dialogues for theory and policy, no dia 19 de abril, nas instalações do CES-Alta (Colégio de S. Jerónimo, em Coimbra). O evento é de entrada livre, mas tem inscrição obrigatória.
Organizado no âmbito do projeto HOU$ING – Financeirização da habitação no Portugal do século XXI: Representações sociais, práticas e implicações políticas, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Colóquio pretende proporcionar um momento de diálogo (inter)disciplinar voltado para a promoção da efetividade de políticas públicas de habitação, trazendo para a discussão contribuições da psicologia social e política, economia política e estudos sobre a financeirização.
PUBLICIDADE
Em Portugal, tal como noutros países, as desigualdades no acesso à habitação têm vindo a amplificar-se nos últimos anos. Para este cenário contribuiu o aumento da utilização da habitação como investimento financeiro, ou seja, como forma de obtenção de elevada rentabilidade através do arrendamento ou da venda. A crise atual combina o continuado aumento dos preços no arrendamento e compra, recentemente agravado pela crise inflacionária, com o aumento das taxas de juros do crédito à habitação.
As desigualdades habitacionais estão no centro dos desafios que as sociedades contemporâneas enfrentam para alcançar a inclusão social, a cidadania plena e a vida saudável, na medida em que o incumprimento do direito a uma habitação adequada compromete também a realização de outros direitos humanos fundamentais. Estas desigualdades produzem também importantes impactos psicológicos, sociais e políticos, uma vez que os contextos sociopolíticos e as experiências de vida têm um impacto na forma como as pessoas dão sentido à realidade social e organizam as suas práticas habitacionais.
Além das comunicações apresentadas por membros da equipa de investigação do projeto HOU$ING, o programa integra ainda Claudia Abreu Lopes (Universidade das Nações Unidas – Instituto para a Saúde Global, Malásia) e James Liu (Universidade de Massey, Nova Zelândia), que apresentarão uma perspetiva global sobre habitação e sua relação com outras questões sociais e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Related Images:
PUBLICIDADE