Cinema

Centro de Estudos Cinematográficos da AAC recebe apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 01-02-2019

 

  A Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas e a Academia Portuguesa de Cinema vão receber apoio financeiro do programa ‘ad hoc’ do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), para “projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor”.
 

O programa ‘ad hoc’ é uma nova modalidade de apoio financeiro do ICA, criada em 2018, e tem beneficiado, de forma faseada, entidades e pessoas ligadas ao setor.

De acordo com informação divulgada pelo ICA, a segunda fase do programa vai apoiar 13 candidaturas, com um total de 167.619 euros.

PUBLICIDADE

A Academia Portuguesa de Cinema será contemplada com a maior fatia de apoio, com 46 mil euros, dos quais 40 mil euros serão para a realização do projeto Passaporte 2019, criado com o objetivo de divulgar o trabalho dos atores portugueses, pondo-os em contacto com diretores de ‘casting’ estrangeiros.

Os restantes seis mil euros destinam-se à realização do evento europeu EFA Young Audience Award, que decorre em simultâneo em 30 países europeus.

Com 45 mil euros, o ICA decidiu apoiar a Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) por causa da realização, este ano, de mais uma edição da Festa do Cinema, que consiste na exibição de cinema comercial a preço reduzido durante três dias.

Entre os restantes beneficiários, com apoios que variam entre os mil euros e os 23 mil euros, estão a investigadora Maria do Carmo Piçarra, a Federação Portuguesa de Cineclubes e o Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra.

Na primeira fase do programa ‘ad hoc’, anunciada em outubro, foram atribuídos 198.461 euros. Para a terceira fase, ainda a anunciar, o ICA destinará 33.920 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

O programa ‘ad hoc’ pretende “apoiar financeiramente a concretização de iniciativas e projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor do cinema e do audiovisual” e que não se enquadrem nos diversos concursos anuais, lê-se na página oficial do organismo.

Podem ser apoiadas atividades como organização de seminários, exposições, eventos, edição de publicação, atribuição de bolsas de especialização ou aquisição de equipamentos. Ao programa podem candidatar-se pessoas e entidades com ou sem fins lucrativos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE