Vamos

Centenário de Carlos Paredes assinalado com dois concertos no Convento São Francisco 

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 01-02-2025

O centenário do nascimento do compositor e guitarrista Carlos Paredes celebra-se no próximo dia 16 de fevereiro. A efeméride vai ser assinala com dois concertos de homenagem no Convento São Francisco, a 15 e 16 de fevereiro.

No sábado, o concerto “100Paredes” tem lugar no grande auditório, às 21h30, com Bruno Costa, acompanhado com coro e orquestra comunitária, com mais de 200 intervenientes. No domingo, as guitarras de Ben Chasny e de Norberto Lobo, com roupagem “Six Organs of Admittance & Norberto Lobo”, vão subir ao palco na Sala D. Afonso Henriques, às 18h00. Os bilhetes para ambos os espetáculos já estão disponíveis e é possível utilizar o Cartão Amigo CSF, que confere um desconto de 40% sobre o valor do bilhete.

O mestre da guitarra Carlos Paredes vai ser homenageado por ocasião do centenário do seu nascimento com dois espetáculos no Convento São Francisco, em Coimbra.

PUBLICIDADE

No sábado, 15 de fevereiro, o grande auditório recebe o espetáculo “100Paredes”, sob direção artística e musical de André Varandas e Bruno Costa, com direção de orquestra e coro do maestro Artur Pinho Maria e arranjos exclusivos do conceituado compositor brasileiro Rodrigo Morte. Trata-se de um espetáculo multidisciplinar, criado a partir da obra do mestre, onde Bruno Costa, na guitarra portuguesa, vai levar a palco temas emblemáticos, acompanhado por vários artistas e coletivos artísticos de Coimbra, numa grande celebração da cidade. Cerca de 200 intervenientes integrarão uma orquestra comunitária, coro comunitário, teatro, dança, entre outras artes performativas.

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal (CM) de Coimbra e da Universidade de Coimbra e insere-se num programa vasto, com mais de 80 acontecimentos no território nacional e internacional, composto por exposições, palestras, concertos documentários e show cases. Uma iniciativa feita a partir de Coimbra para homenagear a vida e a obra de Carlos Paredes. “100Paredes” integra, também, o ciclo comemorativo Variações para Carlos Paredes – Programa oficial das comemorações do Centenário do Nascimento de Carlos Paredes, que resulta de um protocolo entre o Ministério da Cultura e a CM de Lisboa, através da Lisboa Cultura/EGEAC.

A direção artística de “100Paredes” é de André Varandas (videografia) e Bruno Costa (guitarra portuguesa) e tem Nuno Botelho na guitarra clássica, com Artur Pinho Maria na direção da orquestra e coro comunitário. A direção técnica é de Sassá Nascimento. 

O preço dos bilhetes para as cadeiras de orquestra e para 1ª plateia é de 20 euros, sendo de 18 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos (mínimo 10 pessoas), desempregados de profissionais de artes performativas e de música. Já para a 2ª plateia e balcão é de 18 euros, sendo de 16 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos (mínimo 10 pessoas), desempregados e profissionais de artes performativas e de música. É possível aplicar o Cartão Amigo CSF, que confere 40% de desconto sobre o valor do bilhete.

Ainda no âmbito do “100Paredes”, vai ter lugar, no dia 16 de fevereiro, às 15h, na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, uma apresentação pública do jantar solidário de dia 30 de abril. Nesta iniciativa, vai ser apresentado um bolo especialmente desenvolvido pelos alunos da Escola e uma edição comemorativa de 100 garrafas numeradas pela prestigiada Quinta das Bageiras, celebrando os 100 anos do nascimento de Carlos Paredes.

O evento vai contar ainda com uma pequena apresentação de músicas de Carlos Paredes, pelas mãos de Bruno Costa, na guitarra portuguesa, e Nuno Botelho, na guitarra clássica. O evento solidário de dia 30 de abril, que integra igualmente o projeto “100Paredes”, vai contar com uma ementa com as preferências gastronómicas de Carlos Paredes e novamente com um concerto de Bruno Costa e de Nuno Botelho. Esta é uma iniciativa solidária, cujos lucros revertem a favor da Sociedade Portuguesa de Estudos de Doenças Neuromusculares, pois Carlos Paredes sofreu de Mielopatia Espongiforme, uma doença neurológica degenerativa rara.

Já no domingo, dia 16 de fevereiro, na sala D. Afonso Henriques, às 18h00, vai ter lugar o espetáculo “Six Organs of Admittance & Norberto Lobo”, com as guitarras de Ben Chasny e Norberto Lobo. Para celebrar Paredes neste ano especial, o norte-americano Ben Chasny, mentor do projeto “Six Organs of Admittance”, e o português Norberto Lobo juntam-se para uma série de concertos em que homenageiam, à sua maneira, o compositor e guitarrista de Coimbra. Longe de quererem interpretar Paredes, celebram a sua influência e espírito, tal como celebram John Fahey ou Robbie Basho. Entre as seis cordas de Chasny e as seis de Lobo evoca-se as doze do mestre Paredes.

Ben Chasny é o responsável por introduzir toda uma geração internacional a Carlos Paredes. Dedicou-lhe Lisboa, a canção que encerra School of the Flower (2005), e arquitetou a reedição além-fronteiras dos álbuns Guitarra Portuguesa (1967) e Movimento Perpétuo (1971) pela Drag City, em 2011. Das várias colaborações que ostenta aos seus grupos mais conhecidos, “Comets on Fire” e “Rangda”, é sob o manto de “Six Organs of Admittance” que tem vindo a construir uma longa e prolífica discografia com mais de trinta títulos editados. O seu trabalho inovador com a guitarra junta a tradição dedilhada da folk e da american primitive guitar, definindo novos cânones do género. 

Mais do que um grande admirador, Norberto Lobo foi descrito como tendo um pouco de Paredes em si. O seu disco de estreia, Mudar de Bina (2007), é dedicado ao eterno da guitarra portuguesa, numa alusão ao tema Mudar de Vida. Desde a estreia, Norberto tem sido incansável na procura de novas formas de explorar a guitarra, seja a solo, em colaboração com João Lobo ou Bruno Pernadas ou como membro de Montanhas Azuis e Fumo Ninja.

Este espetáculo é uma coprodução da Academia de Espinho, do Convento São Francisco, da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, do Festival Tremor, da Gnration e do Teatro das Figuras. Os bilhetes custam 12 euros – 10 euros para estudantes, maiores de 65 anos, grupos (mínimo 10 pessoas), desempregados e profissionais de artes. Recorde-se que é aplicável o Cartão Amigo CSF (40% de desconto).

Estão disponíveis nos locais habituais, na BOL, para o “100Paredes” aqui e para o “Six Organs of Admittance & Norberto Lobo” aqui , bem como na bilheteira do Convento São Francisco.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE