Vamos
Ceirarte “fisga” o que de melhor se faz em artesanato em Portugal
Aí está a 30.ª edição da Ceirarte – Exposição e Feira de Artesanato e Gastronomia. O evento que decorre até domingo conta com artesanato, gastronomia, música, animação e desporto e tem entrada gratuita.
É na Praça Central de Ceira que estão instalados os 59 stands onde artesãos de vários pontos do país mostram a sua arte, mas também podem ser apreciados os vários trabalhos desenvolvidos nos cursos socioculturais dinamizados na freguesia.
PUBLICIDADE
Carlos Pinto é de São Romão, Seia, e participa pela segunda vez no certame, mostrando a sua arte de trabalhar a madeira, com vários brinquedos e objetos decorativos expostos na sua banca.
Ao longo do evento, este artesão da região da Serra da Estrela mostra como se faz a fisga artesanal. “É um dos brinquedos que tem mais procura” disse ao Notícias de Coimbra enquanto finaliza mais uma peça para colocar no expositor.
A Quinta do Zorro também se mostra no certame, com as suas galinhas e pintainhos das raças Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Amarela Portuguesa e Branca Portuguesa que fazem as delícias dos mais pequenos que por ali passam e têm a oportunidade de interagir com os animais.
Já na zona de restauração, todos os visitantes podem degustar as iguarias da região.
O artesanato e a gastronomia continuam a ser a essência deste certame a que se junta várias iniciativas, como a VII Milha de Ceira, que este ano conta com cerca de 250 participantes, vai para a estrada no dia 8 de junho, pelas 16:15.
Um dos pontos altos do evento é o Festival de Folclore do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira. A iniciativa realiza-se no sábado, 10 de junho, pelas 21:30, e conta com cinco grupos, para além do anfitrião.
No dia 11 de junho haverá a Caminhada Solidária, organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, a partir das 9:00.
Veja a fotogaleria:
Veja o vídeo com o artesão Carlos Pinto:
Veja o vídeo com a proprietária da Quinta do Zorro, Elisabete Cortez:
Related Images:
PUBLICIDADE