Formação

CEARTE proporciona “experiências diferentes” na Europa a 24 formandos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-09-2022

O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património proporcionou a mobilidade internacional de 24 formandos, no âmbito do projeto europeu Erasmus.

Através desta iniciativa, os formandos do CEARTE dos cursos de Museografia e Gestão do Património, de Desenvolvimento de Produtos Multimédia e de Cozinha/Pastelaria realizaram períodos de três semanas de estágios em três países da União Europeia.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim dez estudantes do curso de Técnico Especialista em Desenvolvimento de Produtos Multimédia viajaram até à Áustria. Um desses estudantes foi João Martins, de 30 anos, que classificou a experiência como única, onde conheceram “novos métodos de trabalho e novas culturas”.

Para o formador António Monteiro, que acompanhou este grupo, “foi muito bom para eles terem esta oportunidade para ir ao Centro Cultural da Europa, onde conheceram pessoas com profissões diferentes”.

Já 9 alunos do curso de Técnico de Museografia e Gestão do Património rumaram para Itália. Para Inês Dias esta oportunidade deu-lhe “mais conhecimento a nível profissional e pessoal”.  A jovem de 29 anos refere mesmo que há a possibilidade de ir trabalhar no estrangeiro.

Do curso de Cozinha/Pastelaria foram cinco formandos que estiveram em Barcelona, no âmbito do projeto europeu Erasmus. Gonçalo Serra, que já acabou o curso, e pondera regressar. “Gostaram muito mim”, atira o jovem que reconhece que se trata de uma “experiência diferente”.

Ana Cristina Mendes, diretora adjunta do CEARTE, realça que esta metodologia “é uma mais valia significativa e adicional para os formandos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Paulo Teles Marques, Presidente do Conselho de Administração da instituição, sublinha que ” a internacionalização dos cursos de formação tem sido uma grande aposta do CEARTE, dando aos jovens uma oportunidade de enriquecimento cultural, tecnológico e profissional que não têm se apenas fizerem os estágios em território nacional”.

Os estágios de mobilidade são financiados pelo programa Erasmus, mediante candidaturas apresentadas pelo CEARTE e são totalmente gratuitos para os formandos.  

O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e o Património já conta com mais um projeto de mobilidade aprovado para iniciar no próximo ano.

Veja o vídeo do Direto NDC com Paulo Teles Marques, Presidente do Conselho de Administração do CEARTE e Ana Cristina Mendes, diretora adjunta da instituição:

Veja o vídeo do Direto NDC com Inês Dias:

Veja o vídeo do Direto NDC da apresentação das experiências no projecto europeu Erasmus:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE