CEARTE premiado no Concurso Internacional de Criadores Moda
O Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) esteve presente no XV Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços Namorar Portugal: Escritas de Amor”, em Vila Verde, no distrito de Braga, onde uma das suas formandas arrecadou o “Prémio Jovem Revelação”.
PUBLICIDADE
Este concurso tem por objetivo a promoção dos Lenços dos Namorados como elemento de arte e tradição local, desafiando designers e estilistas nacionais e internacionais a conceberem peças contemporâneas, inspiradas numa tradição que remonta ao séc. XVIII.
O desfile decorre no âmbito da Gala Namorar Portugal, perante a avaliação de um júri de 12 elementos constituído por diversas personalidades do mundo da moda, do ensino e do setor empresarial.
Este ano, o mote do concurso assentou nas “escritas de amor” contidas nos lenços minhotos, tendo como apresentador Rui Unas, e a presença de modelos famosos como Isaac Alfaiate, Joana Freitas e Iva Lamarão, que desfilaram numa noite deslumbrante de glamour, beleza e romantismo.
O evento destaca-se também pela participação de estilistas de renome, tendo sido convidados este ano, Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Nuno Gama, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e StoryTailors.
A representar o CEARTE, estiveram três formandas do Curso de Moda: Magda Silva, Sara Barbosa e Isaura Oliveira, que apresentaram as suas propostas de coordenados inspirados no tema.
O coordenado da autoria de Magda Silva, intitulado “Romance Etéreo”, foi distinguido com o “Prémio Revelação”, entre cerca de 70 coordenados dos seus pares de escolas de Moda (técnico-profissionais, universidades e institutos politécnicos) de todo o país.
Com inspiração na alta-costura parisiense, onde as composições e os bordados realizados manualmente conferem um valor acrescido a cada peça, Magda Silva pretendeu adaptar a mais-valia da alta-costura ao trabalho realizado nos Lenços dos Namorados.
De destacar, o apoio incondicional dos profissionais do CEARTE à formanda, desde logo, da sua formadora, Fátima de Deus, da estilista Vânia João, bem como da coordenadora do curso, Alzira Ferreira.
Por sua vez, Sara Barbosa, apresentou ”Metamorfose”, um trabalho que representa a transformação que cada pessoa vive quando se apaixona, e o estado de enamoramento que desencadeia um desabrochar interior.
Já Isaura Oliveira, no seu projeto “Tempo no Amor“, inspirou-se no célebre coração dos Lenços dos Namorados para formar uma imagem de ampulheta de emoções, em que as 3 cores portuguesas (amarelo, verde e vermelho) dialogam.
Para Luís Rocha, Diretor do CEARTE, “ganhar um prémio num concurso internacional é um momento significativo e gratificante para a instituição, e que atesta a qualidade e a excelência da formação aqui ministrada”. Esta distinção, sublinha, “confirma os resultados do trabalho desenvolvido pelo CEARTE no apoio à inovação e à qualificação das produções artesanais”.
A criação de “produtos distintivos e de excelência, com design diferenciador” é cada vez mais a aposta desta instituição, que defende a valorização do têxtil a partir do “saber-fazer” tradicional.
Para concluir, Luís Rocha destacou ainda o elevado profissionalismo das formandas, dos formadores e de toda a equipa técnica do CEARTE, sem a qual estes excelentes resultados alcançados “entre os melhores dos melhores” não seriam possíveis.
Lançado em 2003, o Concurso Internacional de Criadores de Moda “Lenços Namorar Portugal” acontece todos os anos, no dia 14 de fevereiro, numa organização do Município de Vila Verde em colaboração com a Cooperativa Aliança Artesanal.
Related Images:
PUBLICIDADE