Região
CEARTE forma em Semide especialistas nacionais de “poda em altura”
O CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, promoveu no Polo de Formação de Semide, em Miranda do Corvo, entre os dias 20 e 28 março em horário laboral, uma ação de formação “Escalada a Árvores” com a duração de 50 horas, certificada no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.
Esta formação, pioneira no país, tem como objetivo dotar os formandos com competências para escalar árvores e efetuar deslocações sobre os ramos em torno da copa, abordando conteúdos ao nível de proteção individual, material de escalada e segurança, normas e regras de segurança, técnicas de ascensão/escalada em árvores e técnicas de progressão sobre os ramos em torno da copa.
PUBLICIDADE
É ministrada pelo formador Engenheiro Francisco Caetano, licenciado em engenharia de recursos florestais um dos maiores especialistas do país nesta temática.
Formações deste nível de especialização aumentam a preparação e respetivas competências dos profissionais do sector, que procuram o CEARTE de vários pontos do Pais (Algarve, Sesimbra, Porto, Mafra, etc.) para uma contínua capacitação e atualização de competências para intervenções em situações mais específicas fortalecendo paulatinamente a sua preparação, desenvolvendo uma mestria atualizada, diversificada e especializada, podendo assim responder também de forma segura e eficiente a necessidades mais complexas e específicas que vão surgindo no mercado de trabalho.
O CEARTE contou a colaboração da União de Freguesias de Semide e Rio de Vide, que disponibilizou o Parque Verde da freguesia para a realização da formação prática do curso, uma grande mais-valia pois as árvores do parque têm as características para este tipo de formação.
O diretor do CEARTE, Luís Rocha, presente no encerramento da formação ouviu os formandos, oriundos de todo o país, que expressam apreciações muito positivas à formação, ao formador e às condições proporcionadas pelo CEARTE, tendo sublinhado que “o esforço feito pelos profissionais para, ao longo de mais de uma semana se deslocarem ao Polo do CEARTE em Semide para aprender e melhorar as suas competências numa formação fundamental para quem realiza “cirurgia” de árvores seculares e Património Arbóreo, e que necessita de competências específicas para desenvolver uma atividade considerada de alto risco”. Pediu-lhes que sejam embaixadores da formação e em particular da formação do CEARTE.
Related Images:
PUBLICIDADE