Coimbra

CEARTE apresenta tendências de moda e consumo para o artesanato

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-10-2020

No âmbito da sua missão de capacitação dos artesãos e de desenvolvimento do setor do artesanato e do património em Portugal, o CEARTE realizou, recentemente, dois seminários sobre tendências de moda, decoração, design e mercado para o artesanato.

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Estas iniciativas foram estabelecidas em parceria com duas entidades: o Loulé Design Lab -, um laboratório de criação, investigação e experimentação para artesãos e indústrias criativas ancorado no design aplicado à cultura local; e o – Programa Powering Arts & Crafts, da Fundação Eugénio de Almeida, que apoia cerca de 100 artesãos do Alentejo; duas entidades que têm hoje uma intervenção muito importante para o artesanato e artesãos da respetiva região.

Partindo das macrotendências selecionadas por uma das principais plataformas mundiais nesta matéria – a WGSN; o CEARTE, através do seu designer João Pedro Amaral, faz uma análise crítica e um tratamento das mesmas, adaptando-as ao setor do artesanato em Portugal.

É hoje reconhecido que o artesanato é um dos principais ativos patrimoniais, culturais e turísticos do País, pelo que assistimos ao ressurgimento do interesse pelo artesanato e pelo produto artesanal, pelo seu caráter autêntico e pela sua dimensão identitária, o que desencadeia o interesse pelas suas técnicas de produção, que voltam a ser utilizadas e podem ser reinventadas, adaptadas ou aprimoradas.

O grande desafio que se coloca e para o qual o CEARTE procura dar respostas, através da formação profissional, da qualificação e capacitação dos artesãos e do serviço do CEARTE AID Lab’s – serviço de apoio técnico e à inovação no artesanato -, é preservar os saberes e manter as produções tradicionais, conjugadas com a inovação e a modernidade.

As produções artesanais podem e devem ser tradicionais, mas os produtos deverão ser inovadores, atraentes e adaptados aos mercados atuais. 

O principal desafio centra-se pois, no aumento de competências dos produtores através da diversificação de ferramentas, indispensáveis ao “renascimento” pretendido. Tal objetivo só se consegue através da formação, informação, conhecimento e competências – a atividade diária do  CEARTE, em sintonia com os objetivos dos seminários desenvolvidos. 

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