Na próxima sexta-feira, dia 1 de abril, o Centro Cavalo Azul assinala o primeiro ano de funcionamento.
Construído pela A.F.S.D. – Associação de Famílias Solidárias com a Deficiência, o Centro Cavalo Azul tem por missão a valorização e integração social de pessoas com necessidades de cuidados especiais.
PUBLICIDADE
As comemorações do primeiro aniversário têm início às 16 horas, com o dueto musical Rafaela e David do grupo do Estúdio de Ópera, seguindo-se a representação da peça de teatro “Cavalo Sombra” pelo grupo “Imaginação”, constituído por utentes do centro Cavalo Azul, bem como uma largada de balões, a atuação do grupo etnográfico “Cantares e Danças de Assafarge” e o lanche, e convívio.
O primeiro ano foi marcado pela entrada dos primeiros utentes residentes, na resposta social de Lar Residencial (LRE) e dos primeiros utentes externos, na resposta social de Centro de Atividades Ocupacionais CAO). Foi também o ano da celebração do acordo de financiamento com a Segurança Social, permitindo o acolhimento de utentes, independentemente da sua condição socioeconómica.
O centro Cavalo Azul investiu igualmente na aquisição de uma viatura adaptada ao transporte dos utentes e no registo de marca social nacional Cavalo Azul.
Atualmente, o CAO tem uma lotação de 30 utentes e teve no seu primeiro ano de vida uma taxa de ocupação de 50%. O LRE, com uma lotação de 12 utentes, teve uma taxa de ocupação de 75%.
O centro Cavalo Azul tem explorado o empreendedorismo social e firmado parcerias com outras entidades para, a partir das atuais respostas sociais, vir a desenvolver com os seus utentes outras atividades económicas de natureza instrumental e socialmente úteis, com vista à integração profissional de jovens com deficiência mental, em que os resultados económicos daí resultantes sejam exclusivamente reinvestidos no financiamento das missões da Cavalo Azul.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.