Portugal
Casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis continuam a aumentar em Portugal
O número de casos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) continua a aumentar em Portugal, estando agora acima dos níveis pré-pandemia, avança o Jornal de Notícias.
“O número de infeções está francamente a aumentar”, o que “ocorre em todos os países desenvolvidos há mais de dez anos”, revelou ao matutino a responsável pela consulta de DST no Hospital dos Capuchos, Cândida Fernandes.
Para o diretor do serviço de dermatovenereologia do Hospital Garcia da Horta, João Alves, Portugal está “muito atrasado face a outros países da Europa em termos de diagnóstico e de promoção da saúde sexual”.
PUBLICIDADE
Os casos de sífilis aumentaram em 125% entre 2019 e 2021, o que equivale a uma taxa de 10,5 casos por 100 mil habitantes em Portugal e uma média europeia de sete casos por 100 mil habitantes. No caso da doença gonorreia, contavam-se 1193 casos em 2021, mais 6% face ao ano de 2019.
Segundo dados do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo das Doenças (ECDG), 60% dos casos notificados em 2021 correspondiam à faixa etária entre os 15 e os 24 anos e eram sobretudo raparigas.
Related Images:
PUBLICIDADE