Vamos

 Casa das Artes Bissaya Barreto inaugura “Linha Ténue”

Notícias de Coimbra | 1 semana atrás em 11-04-2025

Sábado, dia 12 de abril, às 16:00, é inaugurada na Casa das Artes Bissaya Barreto a exposição “Linha Ténue” assinada pelas artistas Ânia Pais e Catarina Gentil. O momento conta com uma conversa com as artistas e a equipa curatorial.

Linha Ténue explora os limites da partilha no processo artístico, focando-se na honestidade, vulnerabilidade e incertezas que o acompanham. ‘Processo’ é a palavra-chave para pensar onde reside a essência da arte: no processo ou no produto final? As obras habitam esse espaço entre os dois, onde os estilos das artistas coexistem em peças inacabadas e imperfeitas, desafiando expectativas e ideias fixas
sobre o que deve ser uma obra pronta para exposição.

PUBLICIDADE

publicidade

A exposição resulta da residência artística “Resposta”, que decorreu entre março e abril na Casa das Artes Bissaya Barreto, colocando frente a frente as duas jovens artistas, num diálogo entre as suas subjetividades e práticas. Ânia Pais desafiou Catarina Gentil a responder às questões que a sua arte levanta – antes, durante e depois da criação – promovendo o encontro entre dois estilos distintos num espaço aberto de comunicação.

PUBLICIDADE

Ânia Pais é licenciada e mestre em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL). Vive e trabalha entre a aldeia de Atalaia, na Covilhã, e Lisboa. Nascida em 1998, a artista conta com exposições no Palácio Quinta Municipal da Piedade, Museu de Arte Contemporânea de Elvas, Espaço
Cultural Mercês. Participou também em exposições internacionais, na Grécia, Estados Unidos da América e França.

Catarina Gentil (1998) estudou Artes Plásticas, ramo de escultura, na FBAUP. Participou em exposições no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso, na Galeria Municipal de Torres Vedras, na Galeria Jovem de Vila Franca de Xira, na Galeria Diferença e no Museu de História Natural e da Ciência de Lisboa.

A exposição, patente até 5 de julho, pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 15:00 às 19:00. A entrada é livre.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE