Portugal
Carros poderão ficar bloqueados caso condutor sopre no “balão” e apresente taxa de álcool superior à permitida
A obrigatoriedade de os novos automóveis estarem equipados com um sistema que permite a instalação de um alcoolímetro bloqueador de ignição vigora na União Europeia desde julho de 2022.
Por isso, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) está a avaliar a hipótese de um carro ficar impedido de circular, ou seja bloqueado, caso o condutor apresente uma taxa de álcool superior à permitida na lei portuguesa.
“Ouvimos a realidade de outros países e estamos a transpor para a realidade nacional: como poderia ser enquadrado no nosso ordenamento jurídico e no Código da Estrada”, revelou Rui Ribeiro, presidente da ASNR, ao Jornal de Notícias (JN).
O presidente do organismo explica que “o instrumento está ligado à eletrónica do veículo e permite ou não colocá-lo em marcha”. “Alcohol-lock” é já muito popular na Europa, adianta Rui Riberio.
Ainda em declarações ao JN, António Avenoso, diretor-executivo do Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, deixou claro que este não é um sistema para aplicar a todos os condutores. “Queremos que o instrumento seja usado por condutores reincidentes no crime ou pelos que foram apanhados pela primeira vez com uma elevada taxa de álcool”, sublinhou.
Related Images:
PUBLICIDADE