Vamos

Carlos Paredes, “O Homem dos Mil Dedos”: Seminário Maior de Coimbra recebe homenagem no dia do centenário do nascimento do artista

Notícias de Coimbra | 6 horas atrás em 03-02-2025

Carlos Paredes, nome incontornável da música nacional e uma das figuras mais emblemáticas associadas à guitarra portuguesa e ao fado de Coimbra, será homenageado em concerto no Seminário Maior de Coimbra.

Em palco estará O Homem dos Mil Dedos, projeto apoiado pelo Ministério da Cultura – Artes / DgArtes, que apresentará 12 obras de Paredes numa reinterpretação que o propõe como um dos mais importantes compositores do século XX. O concerto tem entrada livre e está marcado para as 17:30 de 16 de fevereiro, dia que assinala o centenário do nascimento do artista.

Embora amplamente reconhecido, o verdadeiro alcance do talento de Carlos Paredes enquanto compositor permanece, em muitos aspetos, desconhecido. A sua técnica singular de composição “de ouvido”, raramente transcrita para partitura, tornou o seu legado difícil de estudar e de adaptar para outros instrumentos.

PUBLICIDADE

No ano centenário do seu nascimento, o projeto O Homem dos Mil Dedos surge para preencher esta lacuna, oferecendo uma nova perspetiva sobre a sua obra através de um extensivo trabalho de pesquisa, transcrição e adaptação. Com uma seleção de 12 temas, simbolizando os 12 meses do ano, o projeto apresenta arranjos para piano e clarinete, explorando dimensões nunca antes associadas à música do guitarrista natural de Coimbra.

No dia 16 de fevereiro, dia de aniversário de Carlos Paredes, o projeto visita o Seminário Maior de Coimbra e a cidade-mãe do artista para uma apresentação a duo, pela mão de Daniel Almeida e Fábio Meneses. Com uma duração aproximada de 60 minutos, o concerto promete ser uma experiência única e intimista, convidando o público a redescobrir o génio por trás das melodias e dedilhados habilidosos. A entrada é grátis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE