Vamos
“Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo” apresentado em Coimbra
Celebra-se a 16 de fevereiro o centenário do nascimento do compositor e guitarrista Carlos Paredes.
Para assinalar a data, vai ser apresentado nesse dia, às 16.00, no foyer do grande auditório do Convento São Francisco, o livro “Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo”, com a presença do autor Octávio Fonseca.
É uma homenagem a um dos maiores mestres da guitarra portuguesa e à sua inigualável contribuição para a música portuguesa, um testemunho profundo da vida e obra de um artista cuja guitarra ecoa a alma de um povo.
“Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo” apresenta a história musical do mestre da guitarra de forma cronológica, explorando, detalhadamente, a sua carreira e obra discográfica. O livro analisa os seus discos, críticas e entrevistas, e contextualiza a sua música nos momentos históricos e culturais de Portugal. Além disso, retrata episódios marcantes da sua vida, incluindo textos escritos por Carlos Paredes sobre música e cultura.
Destaque para a inclusão no livro de um concerto inédito de 1984, no Teatro Carlos Alberto, onde Paredes apresenta as suas peças com humor e proximidade com o público, além de fotografias exclusivas do evento. Também é incluído o álbum “Meister Der Portugiesischen Gitarre”, gravado em 1977, em Berlim, que evidencia a dimensão internacional do artista.
Da autoria de Octávio Fonseca, reconhecido pelo seu trabalho de divulgação da música portuguesa, o livro celebra não apenas Carlos Paredes, mas também a guitarra portuguesa, o seu legado e a importância do artista na cultura do país. É uma obra essencial para os amantes da música e cultura portuguesa.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE