Carlos Moura Martins vence Prémio internacional “Pina Manique – do Iluminismo à Revolução Liberal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 25-09-2017

Carlos Moura Martins, docente do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), venceu a primeira edição do Prémio internacional “Pina Manique – do Iluminismo à Revolução Liberal” da Academia Portuguesa da História.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Carlos Martins

Este prémio, que passará a ser anual, distinguiu, nesta sua primeira edição, teses de doutoramento e de mestrado defendidas entre 2012 e 2016, em todas as áreas do saber, referentes ao período cronológico em causa.

A tese de doutoramento agora distinguida, intitulada “O Programa de Obras Públicas para o Território de Portugal Continental, 1789-1809. Intenção Política e Razão Técnica – o Porto do Douro e a Cidade do Porto”, foi orientada pelos professores Mário Krüger e Alexandre Alves Costa, tendo sido defendida na Universidade de Coimbra em 2014.

O prémio será entregue no próximo dia 11 de outubro, pelas 15 horas, na Academia Portuguesa da História, em Lisboa.

 Na imagem anexa, referente à tese de Carlos Martins, a legenda e referência: “Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante, Projecto d’huma Ponte para a Cidade do Porto, sobre o Rio Douro, de Hum Só Arco de 600 palmos de diametro, 1802”. [Biblioteca Nacional de Portugal D.42.R]


“Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante, Projecto d’huma Ponte para a Cidade do Porto, sobre o Rio Douro, de Hum Só Arco de 600 palmos de diametro, 1802”. [Biblioteca Nacional de Portugal D.42.R]

Na categoria de teses de mestrado, a arquiteta Cátia Marques recebeu uma menção honrosa com a tese “A Vila iluminista de Manique do Intendente: um outro olhar”, orientada pelo professor Rui Lobo, defendida no DARQ-FCTUC em 2013.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE