Primeira Página
Carlos Magalhães promete mandato com “luta incessante pelos estudantes”
O novo presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) reforçou esta terça-feira que se aproximam tempos conturbados no Ensino Superior.
Carlos Magalhães, que tomou posse perante um Auditório da Reitoria bem preenchido, afirmou que devem contar “com a AAC” e “com a luta incessante pelos estudantes”.
PUBLICIDADE
Na intervenção, o estudante de Engenharia Civil defendeu “uma maior participação estudantil nos órgãos de decisão” através de uma “revisão profunda e eficaz do Regulamento Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES)”.
Uma mudança que deverá passar, por exemplo, pela “(re)criação de um ministério próprio, que ausculte, mas que acima de tudo tome iniciativas destas temáticas que diariamente não nos permitem crescer e elevar”.
Para o ano de 2025, o dirigente estudantil reconhece que as eleições autárquicas são “uma oportunidade única para estreitar os laços entre todos os envolvidos e decisores no percurso a seguir”.
A nível interno, Carlos Magalhães afirmou que um dos objetivos passa por continuar a ser a Associação “mais eclética e emblemática do país e do mundo”.
“Queremos ter a estrutura que muitos invejam ter e para tal temos de repensar as nossas ferramentas e materiais de trabalho”, afirmou.
Veja o Direto NDC com o discurso de posse de Carlos Magalhães
Antes foi Renato Daniel que aproveitou para fazer um balanço do mandato que iniciou há um ano. O antigo presidente lamentou os atos de vandalismo que tem sido alvo o Mural do 17 de Abril de 1969.
Numa extensa lista de trabalho realizado, o ex-dirigente apontou os caminhos para que se crie “uma maior democratização do ensino”, bem como desafiou a autarquia e o Governo para que em edifícios devolutos se façam residências universitárias.
Renato Daniel alertou para a questão da saúde mental, recordando dados relativos a apenas seis meses da Linha SOS Estudante: “indicador absolutamente gritante de um problema que assola cada vez mais estudantes”.
O Desporto e a visão de futuro foi citada na intervenção para que Coimbra seja “a cidade universitária europeia desportiva”.
Veja o Direto NDC com Renato Daniel
Na cerimónia, houve ainda tempo para os discursos da presidente cessante e do novo presidente da Mesa da Assembleia Magna. Carolina Rama cedeu lugar a Diogo Rocha que prometeu a descentralização das reuniões para aproximar os estudantes da casa-mãe.
Antes da tomada de posse, realce para o momento que já se tornou uma tradição. O empresário de restauração José Reis e o genro Sérgio Girão ofereceu uma prenda ao dirigente de saída, Renato Daniel, e ao novo presidente Carlos Magalhães.
Related Images:
PUBLICIDADE