Portugal
Capela do Senhor da Pedra: a atração romântica que está ligada às bruxas
O nosso país tem muitas capelas que apresentam características incomuns. A história de Portugal está muito ligada à religião, por isso, não faltam templos no território nacional. Hoje contamos-lhe a história de uma capela localizado em Gaia que atrai a atenção de muita gente, até de famosos internacionais.
Localizada no norte do país, esta igreja, está associada ao sobrenatural e às bruxas. Este templo situa-se na freguesia de Gulpilhares, sendo uma das atrações mais populares do concelho de Vila Nova de Gaia. A Capela do Senhor da Pedra revela-se um espaço absolutamente singular, com uma beleza única.
A construção religiosa gera este interesse devido à proximidade ao mar, estando devidamente adaptada ao declive do terreno. A Capela do Senhor da Pedra encanta por estar à beira do mar, situada numa formação rochosa que tem sido constantemente fustigada pelas águas do oceano atlântico.
O facto desta construção religiosa estar neste espaço, tão próximo da água, faz com que os locais defendam que “pertence tanto à terra, como ao mar”… O templo gaiense é uma construção setecentista de espaço único. A estrutura desta construção religiosa também tem o seu interesse. A Capela do Senhor da Pedra apresenta uma planta hexagonal.
A capela apresenta dimensões espaciais relativamente reduzidas, com alpendre, sineira e sacristia adossada. Nesta construção religiosa, podemos encontrar fachadas pintadas de branco, que se apresentam enquadradas por cunhais aplilastrados.
As fachadas do pequeno templo são rematadas por friso e cornija. É possível ainda encontrar escadas e guardas de betão em todo o perímetro do templo. O acesso à construção religiosa é realizado por uma escadaria a partir do areal de Miramar.
Os dois painéis da Capela do Senhor da Pedra encontram-se entre os destaques do interior do templo. Os visitantes da atração gaiense podem ler no painel do lado direito da capela a frase que se segue: “A origem do grupo populacional de Gulpilhares remonta a maior antiguidade como bem se demonstra com o notável espólio arqueológico que nesta região tem sido achado”.
No painel esquerdo da Capela do Senhor da Pedra, é possível ler outra frase. O conteúdo é seguinte: “O local onde se levanta esta capela do senhor da pedra é certamente o mais antigo lugar de culto da freguesia antes de nele se celebrar a Cristo seria altar pagão.”
Esta construção religiosa é perfeita para uma visita em casal. Qualquer par de pombinhos ficará encantado com o cenário que encontra, algo verdadeiramente espetacular. A capela encontra-se num espaço que apresenta uma beleza deslumbrante. A Capela do Senhor da Pedra ganha protagonismo entre o azul do céu e do mar da praia de Miramar.
A singularidade deste templo torna-o bastante romântico. Por isso, é comum ver casais de mão dada a visitar esta construção. Os pares de apaixonados trocam beijos e tiram fotos neste cenário arrebatador que tem um encanto sem igual.
A European Best Destinations identificou esta atração de Gaia como um dos locais mais românticos da Europa e um dos melhores sítios no Velho Continente para fazer um pedido de casamento. Esta organização, responsável pela promoção da cultura e turismo europeus, colocou a Capela do Senhor da Pedra em 2º lugar.
Na publicação da European Best Destinations, é possível ler o seguinte: «não se consegue imaginar um sítio mais romântico do que este para um pedido de casamento», elogiando ainda o cenário em torno da capela que funciona como um lembrete «de quão bonita a natureza consegue ser».
Ora, foi precisamente neste local que a celebridade Nicole Scherzinger, das Pussycat Dolls, foi pedida em casamento. A famosa artista norte-americana Nicole Scherzinger deu o sim ao ex-jogador de râguebi Thom Evans. Portanto, ficou oficialmente noiva num cenário de sonho. As fotografias desse momento circularam o mundo, atraindo ainda mais pessoas até ao templo.
A Capela do Senhor da Pedra encontra-se bastante ligada a lendas e mitos. No painel do lado esquerdo do templo, pode verificar-se que este local terá servido como um espaço de adoração pagã. Antes da capela ser um templo cristão, era destinado a adorar divindades naturalistas.
Ora, o templo ainda é usado para a realização de rituais pouco ortodoxos. Frequentemente, encontram-se provas nas traseiras da igreja da realização de rituais incomuns. O povo local apelida que essas atividades sombrias realizadas nas noites de lua cheia são “bruxaria” ou “feitiçaria”.
Há vários elementos que servem de prova da realização dessas cerimónias. As pessoas podem verificar restos de velas em torno da capela, mas também outros elementos (galinhas mortas, um frasco de mel, entre outros) que comprovam os estranhos rituais de magia negra.
Related Images:
PUBLICIDADE