Situada junto ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, a capela sofreu intervenções, primeiro ao nível exterior, e posteriormente no seu interior.
A reabertura ao culto tem lugar no próximo dia 12 de fevereiro (quarta-feira). A partir das 15:30, tem lugar uma intervenção por parte do Pároco António Carvalheiro, seguido de um momento musical com alunos do Colégio São Teotónio.
A anteceder os discursos oficiais, tem lugar uma conferência de Susana Laínho sobre o tema “A Proteção do Património: a intervenção na Capela de Nossa Senhora da Esperança”.
Recorde-se que as obras neste espaço religioso começaram em 2019 com a substituição da cobertura, consolidação de cantarias e corredores de arejamento, para redução do elevado nível de humidade que se verificava.
Depois, teve lugar uma intervenção na conservação e restauro dos tetos, consolidação de boa parte das cantarias, recuperação dos azulejos que ornamentam todo o interior da nave e da capela-mor, e iluminação.
Apesar da realização destas obras, ainda falta recuperar algumas cantarias não incluídas nesta fase, bem como os altares de talha dourada e respetivas esculturas.
Todas as intervenções tiveram o apoio financeiro da Câmara Municipal de Coimbra e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, através do Subprograma 2, do Programa de Equipamentos Urbanos e de Utilização Coletiva, sem o qual não teria sido possível fazer obras de tamanha envergadura.
“A cidade de Coimbra ganha um novo espaço requalificado que, além de servir o culto católico, também é digno de visita turística”, refere a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Clara.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE