Região

Cantanhede em campo para desenvolver a agricultura local

Notícias de Coimbra | 20 horas atrás em 09-02-2025

A Câmara Municipal de Cantanhede aprovou o regulamento do Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede (CMAC), que visa fortalecer o setor agrícola do concelho, através da cooperação, do investimento e da fixação de jovens agricultores, promovendo o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

O documento, que foi aprovado em reunião de Câmara, segue agora para votação pela Assembleia Municipal, após ter sido submetido a um período de consulta pública de 30 dias. Durante esse período, não foram apresentadas sugestões.

“A agricultura é uma área que cada vez mais tem de estar na ordem do dia. Passou por fases menos boas, mas estamos num momento de mudança. O Conselho Municipal de Agricultura de Cantanhede é uma ferramenta essencial para provocar essa transformação, para promover o desenvolvimento agrícola e a
valorização do setor. Esse esforço também se traduziu na criação do Gabinete de Apoio ao Agricultor, visando dar suporte direto aos agricultores e transformação sublinhou o vereador com o pelouro dos Recursos Naturais, Desenvolvimento Agrícola e Florestal, Adérito Machado.

O CMAC pretende estimular a reflexão e o debate, promover a troca de conhecimento, e facilitar a articulação, coordenação, informação e cooperação entre entidades que atuam ou estão envolvidas nas atividades do setor primário no concelho de Cantanhede.

Após ser feita uma análise, a ideia é identificar linhas estratégicas para potenciais investimentos que possam aprimorar as dinâmicas económicas, bem como otimizar e valorizar os produtos e subprodutos das explorações presentes no território.

Nesse sentido, a sua atuação abrange diversas frentes, nomeadamente procurar soluções para os desafios na gestão de explorações agrícolas e pecuárias e promover boas práticas em saúde animal, sustentabilidade e preservação ambiental.

Estimular a discussão sobre aproveitamentos hidroagrícolas, simplificar processos de licenciamento e contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação do setor primário na área do concelho, através da consulta e partilha de informação entre todas as entidades que o compõem.

O CMAC é composto pelo vereador responsável pela área agrícola, que preside, além de representantes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), do departamento da Câmara Municipal de Cantanhede responsável pelo Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, e do chefe da respetiva divisão. Inclui ainda representantes da Associação Empresarial e Comercial de Cantanhede, da AD elo – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, das organizações e associações dos setores agrícola, pecuário e apícola com presença no concelho, da Assembleia Municipal, e de uma junta de freguesia do Município.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE