Primeira Página

Cantanhede e Mira ganham “novo” Centro Clínico para apoiar a saúde no inverno

Notícias de Coimbra | 4 meses atrás em 13-12-2024

No contexto das necessidades crescentes de atendimento clínico nos concelhos de Cantanhede e Mira, o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra irá abrir o Centro de Atendimento Clínico (CAC), já no próximo domingo, 15 de dezembro, pelas 10:00, no Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC), em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede (SCMC).

Esta iniciativa está alinhada com o Plano de Emergência da Saúde, em particular com a medida de criação de Centros de Atendimento Clínico para situações agudas de menor complexidade e urgência clínica, e enquadra-se também no Plano para a Resposta Sazonal em Saúde – Módulo Inverno da ULS de Coimbra, que visa reforçar a resposta à procura de cuidados de saúde em períodos de maior pressão assistencial,
acrescentando-se, ainda, a necessidade do desenvolvimento de CAC como peça essencial para o adequado funcionamento do Programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, iniciado no passado dia 4 de novembro por esta ULS.

PUBLICIDADE

publicidade

“A criação do Centro de Atendimento Clínico no HAJC responde a um anseio antigo da população de Cantanhede e reforça a capacidade de resposta da rede de saúde, promovendo acessibilidade e eficiência”, destaca Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta iniciativa posiciona-se como uma solução estratégica e sustentável para os desafios de atendimento à população local”, frisa o responsável que considera que “dada a sazonalidade associada ao inverno e o aumento previsível na procura por cuidados de saúde, a criação deste CAC contribuirá para uma gestão eficiente da capacidade instalada, mitigando impactos nos serviços de urgência”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cantanhede, Rui Rato, “a abertura do Centro de Atendimento Clínico (CAC) no Hospital Arcebispo D. João Crisóstomo marca uma nova etapa na prestação de cuidados de saúde na nossa região.

Este projeto, organizado pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, em estreita colaboração com a Santa Casa da Misericórdia, reflete o compromisso conjunto de responder às necessidades de saúde da população com qualidade e em proximidade”.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, congratula-se com o facto de “o concelho passar a contar com um serviço estruturado para atendimento de situações de urgência clínica no âmbito do Serviço Nacional de Saúde. Não sendo exatamente a solução que se pretendia, pois desde há muito tempo que tenho vindo a insistir no regresso de uma urgência básica ao Hospital Arcebispo João Crisóstomo, é, contudo, um passo importante para garantir assistência atempada a quem precisa de cuidados urgentes e emergentes, o que, para quem não tinha nada a este nível, é um avanço muito importante”, refere a autarca.

O CAC de Cantanhede terá o seguinte horário de funcionamento: Dias úteis das 18:00 às 22:00; Fins-de-semana e feriados das 10:00 às 20:00.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE