Região
Cantanhede desmente Águas de Coimbra e nega intenção de integrar empresa intermunicipal
Câmara Municipal de Cantanhede negou hoje a intenção de integrar a Empresa Municipal de Desenvolvimento Económico Social de Cantanhede (Inova-EM) numa empresa intermunicipal de água e saneamento, proposta pela Águas de Coimbra.
PUBLICIDADE
O presidente da empresa municipal Águas de Coimbra (AC), Alfeu Sá Marques, disse, na terça-feira, durante a reunião do executivo da Câmara de Coimbra, que os concelhos de Miranda do Corvo e de Cantanhede manifestaram interesse em integrar uma futura empresa intermunicipal, proposta pela Águas de Coimbra.
A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, esclarece que, “em momento algum, foram estabelecidos contactos entre responsáveis da Águas de Coimbra e o município de Cantanhede, que detém a 100% a Empresa Municipal INOVA, com vista a um hipotético cenário de integração desta última numa empresa intermunicipal”.
Nesse sentido, é “falso” o “interesse manifestado” pelo município de Cantanhede (distrito de Coimbra), nessa integração.
Num comunicado, a autarquia sublinha que “não equaciona, nem nunca equacionou” a integração da INOVA-EM num sistema intermunicipal.
A autarca clarifica que a INOVA-EM é uma entidade gestora de “referência a nível nacional”, relativamente aos serviços públicos de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, como atestam os inúmeros prémios atribuídos pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
Helena Teodósio recorda que é missão da INOVA-EM garantir, a um custo socialmente aceitável, a qualidade dos serviços de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, cenário que “não estaria, à partida, garantido face a uma hipotética integração num sistema intermunicipal”.
A Câmara Municipal de Cantanhede lamenta a utilização “abusiva dos nomes da INOVA-EM e do município de Cantanhede em contextos aos quais são completamente alheios”.
A empresa municipal Águas de Coimbra já tinha manifestado em outubro de 2022 a sua vontade de criar uma empresa intermunicipal, revelando, na altura, o início de contactos com os municípios vizinhos de Condeixa-a-Nova e Mealhada.
O presidente da empresa municipal falava dos resultados da Águas de Coimbra em 2022, na reunião de executivo, quando afirmou que Mirando do Corvo e Cantanhede também já manifestaram o seu interesse “em aderir a um sistema desses”.
No final, declarações aos jornalistas, Alfeu Sá Marques salientou que o processo de criação de uma empresa intermunicipal está “a ser tratado e analisado”.
“Tudo o que seja para aumentar a escala é bem-vindo”, frisou, na terça-feira.
O responsável deu nota de que, a empresa municipal espera ter antes do final do ano “as linhas orientadoras” para a criação da tal empresa intermunicipal.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE