Região

Cantanhede avança com hospital-escola no Centro de Medicina de Reabilitação Rovisco Pais

Notícias de Coimbra com Lusa | 20 horas atrás em 31-03-2025

A Câmara Municipal de Cantanhede, a Unidade Local de Saúde de Coimbra e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra oficializaram na última sexta-feira, 28 de março, a estratégia integrada para a criação do Hospital-escola no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais.

Trata-se de um projeto que contempla formação especializada em quatro licenciaturas e que até 2030 contará com cerca de 500 alunos.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão pública de assinatura do memorando de entendimento foi testemunhada pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que elogiaram a parceria entre as instituições públicas intervenientes, bem como a visão de futuro no reforço da importância da Medicina de Reabilitação.

PUBLICIDADE

Já Helena Teodósio relembrou que “uma das apostas do Município de Cantanhede desde há alguns anos tem sido a criação de condições favoráveis ao funcionamento de cursos de ensino superior no concelho para facultar aos cidadãos o desenvolvimento de competências específicas em certas áreas”.

A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede manifestou ainda o desejo de que este projeto se consolide, “de modo a que esta unidade hospitalar venha a funcionar como um polo de formação avançada em tecnologias da saúde, na área de terapias como aquelas que são aplicadas aos doentes deste hospital”. 

Ao intervir na sessão, a autarca destacou também a importância da existência de unidades hospitalares com elevado grau de especialização, para garantir o acesso dos doentes a cuidados de saúde altamente qualificados específicos e que também facilitem o trabalho das equipas clínicas na obtenção dos melhores resultados possíveis.

Já o presidente da ULS de Coimbra, Alexandre Lourenço, agradeceu o espírito de diálogo, proatividade e entusiasmo do Município de Cantanhede no reforço do serviço prestado no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, anunciando, depois, a abertura da respetiva piscina de reabilitação já esta semana, depois de vários anos encerrada. A par disso, acrescentou o responsável, “o objetivo é abrir 30 camas adicionais até setembro, que nos vai permitir eliminar as listas de espera de doentes para o Hospital Rovisco Pais”.

Também o presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, elogiou a visão estratégica que está na génese do projeto, lembrando que se trata de “mais uma aposta em descentralizar formação para onde faz sentido”. “Este hospital-escola vai oferecer uma formação em ambiente real e reforça o objetivo do Instituto Politécnico de Coimbra de ligação à comunidade”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE