Coimbra
Canoagem e remo vão correr entre Montemor-o-Velho e Mértola
Portugal vai contar com uma segunda pista de canoagem e remo, uma nova infraestrutura na Mina de São Domingos, Mértola, que se apresentará como alternativa e complemento à de Montemor-o-Velho.
O projeto do Clube Náutico de Mértola, em parceria com a Câmara Municipal e o atelier de arquitetura ARKHÉTYPOS, conta com o apoio do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) e, segundo os promotores, já tem “as necessárias licenças e o financiamento aprovado”.
O centro desportivo terá as condições necessárias para albergar competições nacionais e internacionais: na canoagem disputam-se nas distâncias de 200, 500 e 1.000 metros, enquanto no remo são 2.000 metros.
A Mina de São Domingos é uma localidade a 17 quilómetros de Mértola e que, para as provas internacionais, pode ser servida por quatro aeroportos, nomeadamente Lisboa (233 quilómetros), Beja (50), Faro (118) e Sevilha (200).
A paisagem esteve durante décadas ligadas ao setor mineiro, mas todos estes projetos foram abandonados há muito: a localidade procura agora reabilitar-se apostando também no turismo desportivo.
“A criação de um equipamento com estas especificações na região sul é fundamental para aportar maior qualidade à prática e competição de uma disciplina olímpica, uma opção para competições e mais uma oferta para estágios de equipas nacionais e estrangeiras. Tudo faz sentido se o projeto tiver por base uma gestão sustentável”, comentou Mário Santos.
Igualmente questionado pela Lusa, o presidente da Federação Portuguesa Remo, Luís Ahrens Teixeira, preferiu ficar “sem comentários”.
Related Images:
PUBLICIDADE