Cidade

Candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura com 112 propostas para a criação da sua imagem

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 13-12-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra recebeu 112 candidaturas ao concurso que foi aberto para a criação da imagem da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027. Esta é uma forma de reforçar o envolvimento da comunidade e incentivar a participação dos cidadãos no processo de elaboração da candidatura, tal como aconteceu com a escolha do mesmo tema para a terceira edição do Orçamento Participativo do município. Os trabalhos estão a ser, agora, avaliados pelo júri do concurso que, até ao momento, se mostra satisfeito com a quantidade e a qualidade das propostas rececionadas. O vencedor vai receber um prémio de 10.000 euros e desenvolver, posteriormente, a imagem da candidatura.

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A CM Coimbra e o grupo de trabalho da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 querem continuar a envolver, cada vez mais, a comunidade neste desafio coletivo. Para isso, a autarquia lançou um concurso destinado a pessoas singulares ou coletivas, que tenham como como atividade profissional o design gráfico, marketing ou comunicação, para a criação da imagem da candidatura. O desafio foi muito bem recebido por estes profissionais, tendo a autarquia rececionado 112 candidaturas. 

Os trabalhos estão a ser, agora, avaliados pelo júri do concurso, que conta com a colaboração de consultores para apoiarem, embora sem direito de voto, o processo de avaliação. A cada proposta é atribuído um número, de forma a preservar o anonimato dos concorrentes. A avaliação será efetuada de acordo com os seguintes critérios: integração e coerência globais (tem um peso de 30% na pontuação final e valoriza o logotipo nas suas vertentes textual, gráfica, estética ou outra, nas diferentes peças da proposta); qualidade criativa direcionada (tem um peso de 30% na pontuação final e valoriza a capacidade de criação de um logotipo que faça notar com evidência o claim da candidatura); originalidade (tem um peso de 40% na pontuação final e valoriza a qualidade estética, a originalidade e a diferenciação do logotipo face a outras entidades, especialmente em relação a outras cidades que já conseguiram o título de Capital Europeia da Cultura).

O júri terá, pois, em consideração as propostas que conseguirem passar o claim da candidatura e comunicar, com eficácia, os valores que lhe estão subjacentes, bem como mostrar, claramente, que sendo Coimbra uma cidade de fortes tradições e marcas identitárias, está em permanente evolução e se caracteriza, cada vez mais, pelo seu desassossego, pela sua juventude, força, invenção e renovação; pelo cosmopolitismo e integração europeia; pelo rio Mondego, que é ele próprio uma metáfora para a evolução constante da cidade e um elo de ligação com outras cidades congéneres; por ser alternativa, nas vertentes de criação, de investigação, numa incessante exploração do futuro.

Até ao momento, o júri mostra-se muito satisfeito pela quantidade e, sobretudo, pela qualidade das propostas e pela seriedade e profissionalismo com que são apresentadas.

O concorrente vencedor receberá um prémio no valor de 10.000 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e um convite para a aquisição de serviços de desenvolvimento da imagem selecionada para a candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027, com um preço base de 40.000 euros (mais IVA à taxa geral em vigor). A concretizar-se o contrato, o trabalho selecionado passa a constituir propriedade material da CM Coimbra, incluindo os respetivos direitos de autor.

Esta é mais uma forma da CM Coimbra envolver a comunidade e incentivar a participação dos cidadãos na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027, tal como fez ao escolher o tema “Coimbra 2027: candidatura a Capital Europeia da Cultura” para o Orçamento Participativo do Município de Coimbra de 2020.

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