Região
Candidato do Chega a Mira elege combate à poluição como principal bandeira
O empresário Rogério Guímaro, voz ativa na luta contra as descargas poluentes, é o cabeça de lista da candidatura do Chega à Câmara de Mira, tendo o combate à poluição no concelho como principal bandeira da campanha.
“A poluição será um marco [da campanha] e, se for eleito, no dia seguinte, a Águas do Centro Litoral terá que se sentar comigo e ressarcir de imediato todos os milhões de euros indevidamente cobrados e indemnizar a população afetada”, disse à agência Lusa o candidato independente pelo Chega em Mira (Coimbra).
PUBLICIDADE
Para Rogério Guímaro, o problema de descargas poluentes que afetam Mira, mas também o concelho de Cantanhede, têm implicações nas mais variadas atividades económicas, seja na pesca, agricultura, restauração, comércio ou hotelaria.
O candidato, de 44 anos, licenciado em criminologia nos Estados Unidos, é natural de Cantanhede e vive em Mira, onde tem uma empresa de agricultura biológica, tendo sido investigador de criminalística da GNR durante 20 anos.
Nos últimos anos, face à sua atividade enquanto empresário agrícola, envolveu-se na denúncia de descargas poluentes, que afetaram a sua própria exploração e que lhe terão causado “um prejuízo superior a 1,3 milhões de euros”, afirmou, salientando que pretende lutar por todos aqueles que foram afetados pelo problema.
Para além da luta contra a poluição, Rogério Guímaro propõe incentivos à natalidade, por forma a fixar casais jovens no concelho, que é “uma grande necessidade” de Mira.
O candidato pelo Chega pretende também alavancar “a atividade comercial”, considerando que é necessário facilitar a instalação de empresas nas zonas industriais do concelho.
Atividades lúdicas para a população mais idosa e a construção de um campo de golfe são outras das propostas de Rogério Guímaro.
O executivo municipal de Mira, no distrito de Coimbra, é composto por cinco eleitos do PSD e dois do PS.
Para além de Rogério Guímaro, concorrem também à liderança do município o atual presidente da Câmara, Raul Almeida (PSD), Ana Jorge (CDU) e Licínio Palhavã (PS).
Related Images:
PUBLICIDADE