Polícias

Campanha de fiscalização rodoviária arranca hoje em todo o país

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 05-08-2024

A operação de fiscalização rodoviária “RoadPol – Velocidade” arranca hoje em todo o território nacional, anunciou a GNR, explicando que as ações serão direcionadas para as vias com maior incidência de sinistralidade.

A campanha decorre entre hoje e domingo e pretende promover a segurança rodoviária, com o foco no excesso de velocidade.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a GNR lembra que o excesso de velocidade continua a ser uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, seja pela diminuição do tempo de reação do condutor para fazer face a um imprevisto ou pelo agravamento das suas consequências em resultado da maior violência do embate.

A velocidade excessiva é igualmente “a infração mais comum em todos os países europeus, sendo igualmente reconhecida, em toda a Europa, como a principal causa de morte nas estradas”, acrescenta.

Em 2023, a GNR registou um total de 84.601 acidentes de viação, sendo que, destes, pelo menos 3.447 tiveram como causa provável a velocidade excessiva.

Relativamente ao controlo de velocidade, em 2023 foram registadas 101.169 infrações.

Com a ação que hoje começa a GNR pretende também sensibilizar os condutores para a importância da adoção de comportamentos mais seguros, “tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas”.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.

Esta é igualmente a maior campanha de controlo de velocidade do mundo, atendendo ao número total de profissionais das policias envolvidos e aos condutores fiscalizados.

No mesmo período do ano passado, mais de 650 mil infrações de velocidade foram detetadas durante a operação na Europa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE