Universidade
Campanha da Universidade de Coimbra sensibiliza para desenvolvimento sustentável
A Universidade de Coimbra criou um jardim vertical com cerca de 400 plantas, no centro do Polo I, para assinalar o lançamento de uma campanha para sensibilizar a comunidade para os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Em comunicado hoje divulgado, a Universidade de Coimbra (UC) refere que a criação deste jardim vertical marca o arranque da campanha “Juntos ajudamos a proteger o futuro”, que ocorre no Dia Nacional da Sustentabilidade.
PUBLICIDADE
“Reconhecida pelo Times Higher Education Impact Rankings e pelo QS World University Ranking como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal, a Universidade pretende ajudar a proteger o futuro do planeta com um conjunto de ações simbólicas – alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [ODS] da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – que serão concretizadas, até final do ano, nos campi universitários”, refere.
O painel vivo, composto por cerca de 400 plantas, entre as quais espécies como pinheiro manso, pilriteiro ou aloé vera, foi implementado no Átrio dos Departamentos de Física e Química, no Polo I da UC, na Alta histórica da cidade.
Durante um mês ficará neste espaço, servindo depois para “a proteção da biodiversidade da região”, através de uma parceria com o Jardim Botânico da UC e a iniciativa UC.Plantas.
“Os 400 exemplares que o compõem serão, posteriormente, replantados em zonas florestais carenciadas, que tenham sido afetadas por incêndios ou intempéries”, informa.
Após esta primeira ação, alinhada com o ODS 13 – Ação Climática, a Universidade de Coimbra vai promover ainda, até final do ano, outras duas iniciativas relacionadas com outros dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em que mais se tem distinguido nos rankings internacionais: ODS 2 – Erradicar a Fome e ODS 11 – Cidades Sustentáveis.
“No seu conjunto, as três ações pretendem demonstrar como a Universidade de Coimbra e a sua comunidade contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, consolidando o firme compromisso da instituição assumido no Plano Estratégico 2019-2023”, evidencia.
Na nota enviada à agência Lusa, a UC assinala também que tem a ambição “ser a primeira universidade nacional a atingir a neutralidade carbónica até 2030”, através do desenvolvimento de “uma política de sustentabilidade ambiental e da consciencialização da comunidade”.
Recentemente a UC foi considerada, pelo quarto ano consecutivo, a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal e a 29.ª do mundo, de acordo o Times Higher Education Impact Rankings 2023.
Também o QS World University Ranking, no primeiro ano em que integrou nos seus parâmetros o indicador da Sustentabilidade, destacou o impacto social e ambiental do ensino e investigação da Universidade de Coimbra, classificando-a como a mais sustentável a nível nacional.
Related Images:
PUBLICIDADE