Política

Campanha da AD vai apostar ainda mais na rua e em Luís Montenegro como trunfo

Notícias de Coimbra com Lusa | 18 minutos atrás em 23-04-2025

Imagem: Facebook

A campanha da AD vai arrancar a 01 de maio na Ovibeja e encerrar com um comício em Lisboa, apostando ainda mais em contactos de rua do que há um ano e no recandidato a primeiro-ministro como principal trunfo.

Na apresentação do programa provisório da volta da coligação PSD/CDS-PP para as legislativas antecipadas de 18 de maio, a direção de campanha traçou uma diferença em relação às eleições de há um ano, quando foi marcante a presença de muitos ex-líderes, que visava dar “peso institucional” a Luís Montenegro, na altura sem experiência governativa.

Agora, defende-se, o líder do PSD e recandidato a primeiro-ministro “vale por ele próprio” e, para os portugueses, “vale mais do que qualquer ex-líder do partido”, embora sem excluírem a participação de convidados na campanha.

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Tal como tem sido feito nos últimos dias, as principais mensagens do líder passarão por pedir “uma maioria que permita estabilidade” e apresentar o “legado da governação”, até porque grande parte dos cabeças de lista são ministros do XXIV Governo Constitucional, que se demitiu na sequência do ‘chumbo’ da moção de confiança apresentada pelo executivo.

Quanto ao formato da campanha da AD, haverá uma menor aposta em comícios – entre almoços e jantares deverão ser apenas oito – e mais em contacto “olhos nos olhos” com a população, o que a direção de campanha diz ser um pedido expresso de Montenegro.

Com uma média prevista de três a quatro iniciativas por dia, entre 01 e 03 de maio, ainda no período de pré-campanha, a caravana da AD andará pelos distritos de Beja, Faro e Portalegre (onde já não regressará, tendo também já passado pelas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores) e, no sábado, entre Braga, Porto e Aveiro, com um grande jantar em Santa Maria da Feira.

No primeiro dia de campanha oficial, 04 de maio, que é também dia da Mãe, a AD começará com uma visita à Feira das Cantarinhas, em Bragança, seguindo depois para Barcelos (distrito de Braga).

O último debate, nas três rádios no dia 05, fará a AD voltar a Lisboa, com um almoço na área Oeste, num dia que ainda passará pelos distritos de Castelo Branco e Guarda.

No dia 6, em que o PSD completa 51 anos, a campanha voltará a Lisboa, com passagens por Sintra e, à noite, com um jantar na capital previsto para milhares de pessoas.

A última incursão a sul do Tejo será a 07 de maio, com passagens por Setúbal e Évora, com a campanha a rumar no dia seguinte a Coimbra e Santarém e, a 09 de maio, dia da Europa, com passagem por três distritos: Leiria, Aveiro e Porto, para onde está prometido um “mega jantar”.

São vários os distritos em que a campanha da AD passará pelo menos três vezes, como Aveiro, Porto ou Lisboa, ou até quatro, como Braga, tendo também duas passagens previstas pelos distritos de Coimbra, Leiria e Santarém.

Ao contrário do que aconteceu há um ano, a caravana deverá passar por Espinho (no dia 12 de manhã), onde Luís Montenegro viveu grande parte da vida, iniciou a sua carreira política e fez o seu percurso profissional, e onde esteve a sede da empresa Spinumviva, que desencadeou a crise que levou a eleições antecipadas.

Os últimos dois dias de campanha da AD serão passados, como habitualmente, no Porto – com a tradicional arruada em Santa Catarina terminando em comício – e em Lisboa, onde a descida do Chiado poderá acontecer mais cedo para concentrar o encerramento num grande comício no Campo Pequeno.

No ano passado, devido à chuva, a campanha da AD nas legislativas não fez a descida do Chiado e esse comício no Campo Pequeno foi organizado praticamente de véspera.

Em todas as ações de campanha, estarão presentes os dois líderes da coligação PSD/CDS-PP, Luís Montenegro e Nuno Melo.

O futebol também influenciou o desenho da campanha da AD e, no sábado, dia 10, em que se joga o Benfica-Sporting às 18:00, a última iniciativa deverá ser um almoço em Famalicão (distrito de Braga).

Em vários dias, a campanha da AD deverá terminar ao final da tarde, com uma aposta assumida de que a mensagem possa passar nos jornais televisivos da noite.

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