O Caminho do Xisto da Benfeita é uma jornada cativante através de algumas das paisagens mais imponentes e bem preservadas da Serra do Açor. Este percurso leva-nos por trilhos sinuosos, com quedas de água encantadoras.
Este é um percurso circular, que começa no centro da aldeia da Benfeita. O sentido aconselhável é o que sai em direção ao vale da Ribeira do Carcavão. Aqui, entramos num estreito trilho, ao longo da margem da ribeira, no entanto, dado o forte declive da zona, é necessário deixar as margens da Ribeira e subirmos por antigas veredas rurais, com inúmeras escadas em pedra.
“Uma vez no cimo da crista rochosa, a vista que se alcança sobre todo o vale é deslumbrante”, refere o site Visit Arganil.
PUBLICIDADE
Em seguida, cruzamos uma estrada asfaltada e andamos pela aldeia do Sardal através de um trilho suave contornando a encosta. Quando chegamos à área de Paisagem Protegida da Serra do Açor podemos escolher entre descer até à Fraga da Pena, zona de cascatas, ou continuar em frente em direção à aldeia de Pardieiros, onde pode visitar o núcleo museológico de temática rural.
“A partir daqui, retomamos a descida para a Ribeira da Mata, ao longo da qual se fará o regresso à Benfeita, num ambiente em que a prática agrícola e o aproveitamento dos campos marcam a envolvente do percurso”, escreve o site.
Durante este percurso, destacam-se como pontos de interesse: a fonte na aldeia do Sardal, a Cascata na Fraga da Pena e o Núcleo Museológico de Pardieiros.
Este é um percurso circular, de 10,4 quilómetros e com uma duração de 5 horas. O caminho pode ser feito o ano todo, no entanto, de acordo com o Visit Arganil, deve se ter alguma precaução no inverno e nos dias de chuva pois o piso pode se tornar escorregadio.
PUBLICIDADE