Coimbra

Câmara visitou nova rotunda do Loreto  

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 21-04-2023

O presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, e a vereadora das Infraestruturas e Espaços Públicos, Ana Bastos, visitaram hoje, dia 21 de abril, a nova rotunda do Loreto, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A intervenção, no valor de 164.593,60 euros (IVA incluído) e consignada à empresa Engiperfil, Lda., pretendeu requalificar um espaço que é utilizado, sobretudo, por moradores da urbanização, com a criação de alguns lugares de estacionamento (que vão atenuar parte do problema principal dos moradores), uma atividade de lazer para crianças (uma espiral desenhada no pavimento em calçadinha) e dois bancos de jardim colocados junto à sombra de três ameixieiras contempladas na proposta.

A ligeira inclinação do arruamento e a necessidade de elevar o painel para melhor visualização resultam na criação de três degraus em pedra, que marcam a aproximação aos azulejos da Lufapo. Recorde-se que a rotunda foi distinguida com a instalação de um painel de azulejos, que estava no estacionamento da Estação Velha, alusivo à antiga cerâmica da Lufapo, que funcionava naquela zona.  

As zonas de circulação pedonal passam agora a ter o conforto e a beleza estética da combinação da calçadinha de vidraço branca e preta. Os lancis-rampa e os restantes estão em betão, na continuidade do existente, tal como o estacionamento em “pavê”. Foram, ainda, colocados 15 pilaretes metálicos na área junto às árvores/bancos para evitar o estacionamento indevido.

Na entrada da Urbanização do Loreto – no arruamento de ligação entre a Rua Manuel Almeida e Sousa e a Rua Alberto Dias Pereira – foram ainda instalados RSU subterrâneos. Esta intervenção resultou da necessidade identificada pelos serviços municipais, que encontraram uma solução que passou pela redução dos 16 equipamentos de recolha de lixo então existentes para apenas sete, sendo agora subterrâneos, o que contribui para um menor impacto visual.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE